Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Forte ciclone tropical Ula nas ilhas Fiji

04/01/2016 às 18:12
por Josélia Pegorim

Um forte ciclone tropical se formou n madrugada da segunda-feira, 4 de janeiro, na região das ilhas Fiji, no oceano Pacífico Sul. O sistema foi batizado de Ula e já atingia a categoria 3 na escala dos ciclones tropicais do Pacífico Sul.

 

 

Às 10 horas de 4 de janeiro de 2016 pelo horário local, segundo o serviço nacional de meteorologia de Fiji, os ventos constantes produzidos por Ula eram estimados em 150 km/h com rajadas de até 205 km/h. O centro de Ula estava a 170 km a oeste/sudoeste de Ono – i - lau e a 310 km a sul-sudoeste de Kabara.

 

A região de Ono-  i – lau e de Vatoa estão em alerta para as rajadas de vento mais intensas que podem chegar a 100 km/h. Também há previsão de chuva forte. Outras áreas do arquipélago de Fiji também estão sujeitas a ventos fortes

A previsão é de que Ula enfraqueça até o dia 7 passando a ser apenas uma área de baixa pressão tropical.

 

 

O que é um ciclone tropical?

Ciclone tropical é o nome genérico que se dá a algumas áreas de baixa pressão intensa que se formam nas regiões tropicais sobre as águas quentes dos oceanos. Todos os furacões e tufões são chamados genericamente de ciclone tropical. No caso do oceano Pacífico Sul e do Oceano Índico, ciclone tropicais são os sistemas de tempo severo semelhantes aos tufões e furacões, mas em geral menos intensos.

Ciclones tropicais são comuns entre dezembro e março na costa da Austrália e na região das ilhas Fiji.