Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor na região do Pantanal

24/01/2016 às 09:11
por Paulo

Atualizado 25/01/2016 às 05:56

Nos últimos dias o padrão de circulação da atmosfera manteve temperatura elevada na região do Chaco, que compreende o oeste do Paraguai e norte da Argentina, e em algumas localidades as máximas passam de 40 graus. No Brasil, influenciou o oeste gaúcho e a região do Pantanal, que há vários dias as máximas nas estações registram valores variando entre 36 a 38 graus. Agora, um novo sistema frontal desenvolve no centro-norte da Argentina e instabilidades associadas deverão alcançar o sul do RS na terça-feira, e na quarta-feira deverá ter aumento de nebulosidade no oeste de MS. Portanto, a partir de hoje até quarta-feira, é esperado intensificação de vento de norte sobre o leste da Bolívia, Paraguai e também a região do Pantanal, elevando consideravelmente a temperatura nestas áreas. A estação de Corumbá, a oeste de MS na fronteira com a Bolívia, poderá ter máximas em torno de 40 graus nos próximos 3 dias. 

 

 

As máximas no aeroporto de Corumbá aumenta 1 grau a cada dia nos últimos 3 dias e registrou 37 graus por duas horas no sábado. A figuras indicam as condições para segunda-feira à noite, quando a instabilidade frontal se encontra sobre o sul gaúcho, a Baixa Pressão do Chaco no norte da Argentina terá centro com menos de 1000hPa, induzindo vento de norte sobre todo o Paraguai, sul da Bolívia e também o oeste de MS. 

 

A figura indica a pressão atmosférica ao nível médio do mar e precipitação no mesmo horário.

 

Por fim, o vento que acompanha a Baixa do Chaco e aproximação frontal, sopra de norte sobre Paraguai e região do Pantanal.