Por que a chuva do RJ não chega ao ES?

01/03/2016 às 15:57
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/03/2016 às 01:02

Oferecimento
Vitória tem 4º fevereiro mais seco desde 1992

A chuva de fevereiro ficou muito abaixo da média na maioria das áreas do país. Depois da chuva volumosa de janeiro, o Espírito Santo também sentiu a forte diminuição das pancadas de chuva. Choveu menos do que o normal em todas as regiões capixabas e o calor naturalmente aumentou.

Com a diminuição da nebulosidade e da chuva, todas as regiões capixabas tiveram mais horas com sol forte. A cidade de Alegre, no sul capixaba, figurou entre os 10 lugares mais quentes do Brasil em quase todos os dias de fevereiro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. No dia 10, o calor em Alegre foi de 40,2°C, a maio temperatura no país naquele dia.

 

Fevereiro seco em Vitória

Fevereiro de 2016 foi o quarto fevereiro mais seco em Vitória, com menor volume de chuva acumulada, desde 1992, pelo histórico do Instituto Nacional de Meteorologia. Choveu apenas entre os dias 12 e 13 acumulando 12,1 mm.

 

 

 

Frente fria fraca

Uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio De Janeiro e já atinge tecnicamente o sul do Espírito Santo, mas as nuvens de chuva ainda estão bloqueadas entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Muitas áreas do litoral paulista e do Rio de Janeiro foram alagadas na segunda-feira, 29 de fevereiro, por causa do grande volume de chuva que caiu em pouco tempo.

Embora tecnicamente esta mesma frente fria avance pelo litoral capixaba, seus efeitos sobre o estado são muito enfraquecidos pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.

Confira a explicação da meteorologista Josélia Pegorim.

 

 

 

Nos próximos dias, há previsão de algumas pancadas de chuva, mas que não provocar a chuva que caiu no Rio de Janeiro e nem a chuva de janeiro que caiu sobre o Espírito Santo. O sul capixaba será mais favorecido com a chuva do que o norte do estado, onde a seca se agrava cada vez mais.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%