Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Baixa pressão provoca ventania e muita chuva no Sul

02/03/2016 às 23:19
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/03/2016 às 12:17

A quinta-feira amanheceu com muita chuva no sul e litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e também no leste e nordeste do Rio Grande do Sul. Volumes de chuva entre 80 e 100 mm foram acumulados e rajadas de vento de 100 km/h foram registradas em algumas áreas. Essas condições extremas estão sendo provocadas pela formação de um ciclone subtropical.

As áreas de instabilidade que estão sobre o Sul do Brasil se intensificam com uma acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre sobre o interior e litoral da Região Sul. A queda da pressão do ar facilita a formação de nuvens carregadas e aumenta a velocidade do vento.

A diminuição da pressão atmosférica começou na noite de quarta, 2 de março, mas se intensifica nesta quinta-feira, dia 3. As letras B indicam as regiões onde ocorre a queda da pressão atmosférica.

 

 

Chuva forte e volumosa

Os três estados do Sul estão sujeitos a temporais nesta quinta-feira. Na maioria das áreas da Região Sul devem ocorrer pancadas fortes, mas que não se prolongam por muitas horas. Mas todo o leste e nordeste do Rio Grande do Sul, o sul e leste de Santa Catarina devem ter chuva por muitas horas seguidas, acumulando grandes volumes. As cidades serranas dos dois estados, a Grande Porto Alegre, a Grande Florianópolis, o litoral dos dois estados são regiões que devem acumular os maiores volumes de chuva.

Há risco de alagamentos. Algumas áreas poderão acumular até 100 mm de chuva nas próximas 24 horas. As rajadas de vento devem variar em geral de 60 km/h a 80 km/h, mas algumas rajadas podem chegar aos 100 km/h especialmente nas áreas serranas.

 

Os mapas mostram a estimativa de chuva para os dias 3 e 4 de março. A escala de cores na parte superior dá a faixa de quantidade de chuva.

 

 

 

 

A sexta-feira ainda será um dia com chance de chuva volumosa no leste do Rio Grande do Sul,  sul e litoral de Santa Catarina. Fortes rajadas de vento ainda poderão ocorrer nos três estados.

Durante o sábado, com o gradual afastamento do centro de baixa pressão, o vento e a chuva enfraquecem.

 

Chuva em Campão da Canoa (RS) na madrugada de 3/3/16

 

 

Confira alguns volumes de chuva e rajadas de vento que o Instituto Nacional de Meteorologia registrou na tarde e noite de 2/3/16

 

 

 

 

 

 

 

Região Sul

Chuva volumosa

09h 02/03/16 – 09h 03/03/16

 

Bom Jardim da Serra (SC)  96,0 mm

Camaquã (RS)  95,0 mm

Rio do Campo (SC)  94,4 mm

Florianópolis (SC)  90,6 mm

Curitibanos (SC)  87,6 mm

Rio Pardo (RS)  85,8 mm

Ibirubá (RS)  76,8 mm

Tramandaí (RS) 75,0 mm

Joaçaba (SC)  74,8 mm

Porto Alegre (RS)  73,0 mm