Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Outono com El Niño enfraquecido

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

O fenômeno El Niño vem influenciando o Clima global desde o inverno de 2015 e continua interferindo na chuva, nos ventos e na temperatura em muitas regiões o planeta neste fim de verão, porém de com menor intensidade. O Hemisfério Sul entre oficialmente no outono no dia 20 de março, à 1h30, pelo horário de Brasília.

ciclo de vida normal de um EL Niño se estende, em geral, por 9 a 12 meses. Para o Hemisfério Sul, o ponto máximo do fenômeno ocorre normalmente durante o verão.

O El Niño 2015/2016 já enfraqueceu e vai continuar perdendo força no decorrer do outono de 2016, mas entra para a história climática do planeta Terra como um três El Niño mais fortes já monitorados pelos meteorologistas.

 

Compare o mapa de anomalia (diferença em relação à media) da temperatura da água do mar no Pacífico Equatorial no começo de novembro de 2015 com a situação da primeira semana de março de 2016.

 

 

 

A anomalia na região Niño 3.4 está menor março. Repare que o tom do vermelho na região central está menos  forte e note também o aumento da mancha azul (água com temperatura abaixo do normal) na porção de mar abaixo da região do El Niño.

 

 

 

O enfraquecimento do El Niño significa que as águas do oceano Pacífico Equatorial entre a América do Sul , a Indonésia e a Austrália estão pouco a pouco esfriando, ou voltando ao seu padrão de temperatura normal. Lembrando que o El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal da água do mar nesta região do Pacífico.

 

Índice ONI: a força do El Niño

O Índice ONI (Oceanic Nino Index) é como um medidor da força do fenômeno. É forma mais correta para acompanhar, avaliar e prever os eventos El Niño – Oscilação Sul.

O cálculo deste índice considera avaliações regulares de vários fatores como a pressão atmosférica, o nível do mar, etc, e também cinco médias trimestrais móveis da anomalia da temperatura da água do mar na região Niño 3.4. 

 

O El Niño 2015/2016 foi comparado desde o início ao El Niño de 1997/1998, o mais intenso já observado pela ciência moderna. O ONI do El Niño 1997/1998 atingiu +2,3°C nos trimestres outubro-novembro-dezembro (OND) e novembro-dezembro-janeiro (NDJ).

A tabela mostra a comparação entre os índices ONI dos El Niño 1997/1998, do de 1982/1983 e o de 2015/2016.

 

 

 

Quando o El Niño vai terminar?

O El Niño 2015/2016 já passou por seu ponto máximo e vai continuar enfraquecendo no decorrer do outono.

O gráfico mostra a probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño (barras vermelhas), a probabilidade de uma situação de neutralidade (nem El Niño e nem La Niña – barras verdes) e de ocorrência de La Niña (barras azuis).

 

 

 

 

Os principais centros de monitoramento e previsão de clima e de fenômenos globais concordam que até o fim do outono estaremos numa situação de neutralidade das águas do Pacífico Equatorial. Mas no começo do outono, a probabilidade mais alta é de permanência do El Niño ( barras vermelhas são maiores que as azuis e as verdes).

A probabilidade de continuidade do El Niño decai muito durante o trimestre (AMJ) centrado em maio. Note que a barra verde (neutralidade) aumenta de tamanho neste trimestre e predomina nos trimestres seguintes até agosto, mas ao mesmo tempo a probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña (barra azul) vai aumentando.

A mais recente análise da NOAA, dos Estados Unidos, de 7 de março de 2016, antecipou a possibilidade de um evento La Niña. Houve um aumento da probabilidade La Niña (barra azul) já para o fim da primavera. O fenômeno La Niña é o esfriamento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial, na mesma região onde ocorre o El Niño.  O fenômeno altera o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

A probabilidade do verão 2016/2017 ser sob influência de La Niña vem ganhando cada vez mais força. Se de fato for assim, o próximo verão será completamente diferente do atual. A La Niña facilita, por exemplo, a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACAS).

Mas o que já se pode dizer é que o inverno de 2016 deve ocorrer numa situação de neutralidade no oceano Pacífico Equatorial, sem El Niño e sem La Niña. Um inverno com características próximas do padrão médio normal.

 

Muito frio, pouco frio no inverno 2016? Confira as considerações da meteorologista Patricia Madeira.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias