Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva no MA, PI e CE

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade que estão ativas sobre o Maranhão, Piauí e Ceará se espalham e formam nuvens carregadas em provocam pancadas de chuva nesta quarta-feira neste estados do Nordeste. Na faixa litorânea entre o sul da Bahia e Natal o predomínio é de sol com chuva rápida e isolada somente em Salvador, Ilhéus e sul baiano. Amanhã, (10), o tempo não muda sobre a faixa leste do Nordeste. Já, nas áreas entre Maranhão, Piauí e Ceará, a previsão indica mais chuva a qualquer hora e de forma frequente.

 

Chuva volumosa sobre o Maranhão

Março começou com muita chuva sobre várias áreas do Maranhão. Nas últimas 24 horas, a chuvas mais volumosa ocorreram no noroeste do Estado. Entre 9hs da manhã de ontem (8) e 9h de hoje (9), o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia registrou 127,9 milímetros sobre Turiaçu. A capital, São Luís, vem registrando chuva desde o início de março. Do dia primeiro até 9 horas da manhã do dia 09, o acumulado é de 94 milímetros, um valor abaixo da média histórica que é de aproximadamente 422 milímetros. Porém, uma quantidade de chuva muito se comparado a fevereiro quando São Luiz registrou durante os 29 dias do mês 174 milímetros. Historicamente março é o segundo mês mais chuvoso na região da capital maranhense.

 

Piauí

A chuva também caiu forte sobre a capital piauiense. Entre 9h de ontem(8) e 9hs de hoje (9), foram registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, 41,8 milímetros em Teresina. Do dia 01 até hoje, o acumulado é de aproximadamente 63 milímetros, sendo que a média para o mês é de quase 300 milímetros.  

 

Ceará

A chuva caiu volumosa na região no litoral do Ceará. Em Itapipoca, choveu entre 9h de ontem (8) e 9h de hoje (9), segundo a estação automática do Inmet, 76,6 milímetros. E Iguatu, no mesmo período choveu 61 milímetros. A chuva volumosa foi provocada pela passagem de nuvens carregadas da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical que todos os anos atua na costa norte do Nordeste nesta época do ano, com maior ou menos intensidade. De ontem para hoje choveu fraco em Fortaleza, acumulando apenas 2,8 milímetros. Mas em Iguatu, choveu cerca de 48 milímetros, conforme se observa na tabela.

 

.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias