Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva à vista para o RJ, ES e MG

10/03/2016 às 11:25
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/03/2016 às 14:51

A população dos estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e da maioria das regiões de Minas Gerais tem reclamando muito do calor. As temperaturas continuam altas e tem faltado chuva e ar polar para ajudar regular a temperatura diariamente.

Tem chuva à vista para os próximos dias, mas é preciso esperar a atmosfera se movimentar. A chuva virá com deslocamento de um grande cavado sobre o Sudeste do Brasil e com a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região.

A meteorologista Josélia Pegorim explica o que é este cavado e como vai acontecer o aumento da chuva sobre  o Sudeste nos próximos dias.

 

 

 

 

Risco de temporais

O cavado e a frente fria vão ajudar a aumentar e a espalhar as áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste, que vão provocar mais nebulosidade e chuva. O ar quente que está armazenado sobre o Sudeste vai colaborar para formar nuvens carregadas. Há risco de temporais.

Veja a variação temperatura na cidade do Rio de Janeiro

 

 

 

Para São Paulo, para o centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o risco de temporais já é alto nesta sexta-feira. No Espírito Santo e no norte/nordeste de Minas Gerais, as condições para chuva aumentam no fim de semana e também poderá chover forte em alguns locais. Mas de todo o Sudeste, o norte capixaba e o norte de Minas são as regiões que terão menos chuva.

O mapa mostra a previsão do volume de chuva acumulado para os próximos cinco dias na Região Sudeste. Os tons de verde indicam volumes que podem superar 100 mm no período de cinco dias.