Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

ZCIT provoca muita chuva no AP e no PA

10/03/2016 às 15:44
por Josélia Pegorim

Março começou com grande aumento da chuva sobre o Norte do Brasil. A chuva da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) cai frequente e volumosa especialmente sobre o Amapá e Pará.

Mesmo com uma atividade chuvosa abaixo do normal para esta época do ano, a ZCIT tem provocado chuva todos os dias sobre as capitais Belém e Macapá desde o início do mês. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em Macapá choveu 85,2 mm entre 9 horas do dia 9 e 9 horas do dia 10 de março, pelo horário de Brasília. Esta foi a maior chuva em 24h este ano na capital do Amapá. O total de chuva acumulado em apenas 10 dias foi de 163 mm, o que corresponde a 40% da média normal de chuva para março que é de 407 mm.

Em Belém, só nestes primeiros 10 dias de março já choveu 59% da média de chuva. O total acumulado até 9 horas do dia 10 de março foi de 256 mm.

Confira os maiores volumes de chuva acumulados sobre a Região Norte, entre 9 horas do dia 9 e 9 horas do dia 10 de março, pelo horário de Brasília.

 

 

 

Nos próximos dias, as áreas de instabilidade sobre a Região Norte vão continuar ativas provocando chuva frequente em quase todos os estados. A menor  quantidade de chuva deve ser sobre Roraima.