Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva volumosa no Nordeste

16/04/2016 às 04:18
por César Soares

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT, para os "íntimos") atua junto ao litoral norte da Região Nordeste, deixando o tempo quente e abafado, com sol e muitas nuvens ao longo do dia e sujeito à ocorrência de pancadas isoladas de chuva moderada a forte a qualquer hora entre o norte do Maranhão e do Rio Grande do Norte. Até o dia 20 de abril, a chuva recorrente pode acumular volumes de até 100mm no norte do Maranhão e do Piauí, com a chuva muito bem distribuída no Ceará, acumulando cerca de 70mm neste mesmo período. As chuvas devem perder intensidade depois do dia 20 de abril, principalmente no norte do Maranhão, mas o no noroeste do Ceará e norte do Piauí e a faixa litorânea norte do Rio Grande do Norte ainda acumulam mais 70mm a 100mm até o início de maio.


Por outro lado, no litoral entre o Rio Grande do Norte e o Alagoas também chove bastante, principalmente até o dia 20 de abril, quando o volume de chuva acumulado no período pode chegar a 100mm, em especial no RN e PB. Mesmo no litoral chove menos no fim do mês, especialmente a partir do dia 26 de abril. O litoral baiano recebe pouca chuva até o início de maio, com a porção sul acumulando entre 30mm e 50mm até o dia 20.

Imagem de satélite da Região Nordeste na madrugada do dia 16/04/2016. Notam-se nuvens carregadas junto à costa de PB e RN e no sul do CE.



O interior do país, entretanto, é influenciado por uma intensa massa de ar seco, que dificulta a formação de nuvens e chuva em boa parte do território nacional. No interior da Bahia, Sul do Piauí e do Maranhão quase não chove nos próximos dez dias. Até o início de maio o interior do Nordeste acumula menos de 30mm de chuva, isso nas áreas mais próximas ao litoral, permanecendo sem ocorrência de chuva relevante no "polígono da seca".