Mais frio à vista

18/05/2016 às 15:30
por Josélia Pegorim

Oferecimento
E maio pode terminar gelado

 

A nova massa de ar polar que entrou no centro-sul do Brasil esta semana veio com muito mais força. A temperatura voltou a ficar abaixo de zero nas serras gaúcha e catarinense. Urupema (SC) registrou 2,8°C negativos nesta quarta-feira, 18 de maio. Durante a passagem do ar polar entre 11 e 14 de maio, as menores temperaturas ficaram em torno de 5°C.

Quem não se dá bem com o frio, não vai gostar do que vem por aí. Uma outra grande frente fria avança sobre a Argentina e no próximo fim de semana vai reforçar áreas de instabilidade que devem se formar novamente entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, por causa da forte queda da pressão atmosférica que volta a ocorrer nesta região.

 

 

A massa de ar polar que vem com esta frente fria tem forte intensidade e trará para o Brasil a terceira dose de ar polar em menos de 15 dias. Em relação ao que foi estimado na semana passada, no dia 11 de maio, esta terceira onda de frio virá menos intensa, mas ainda será bastante fria e mais abrangente. Se a trajetória desta massa polar se confirmar, desta vez o ar frio vai avançar novamente para o Acre e Rondônia causando outra friagem.

 

 

A expectativa  é que o ar frio avance com mais força pelo interior do Centro-Oeste e do Sudeste. Esta dose de ar polar deve começar a ser sentida no Brasil após o dia 22 de maio. Mas o frio de maio não para por aí! As simulações atmosféricas feitas nesta quarta-feira, 18 de maio, indicam outra forte massa polar para os últimos dias do mês. O fim de maio e o início de junho poderão ser gelados.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a nova massa polar que deve chegar ao Brasil na semana que vem.