Volta a chover forte no Sul do Brasil

20/05/2016 às 10:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fim de semana com risco de temporais

 

Nuvens carregadas voltaram a se espalhar sobre a Região Sul provocando pancadas de  chuva e raios já nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira. A mudança no tempo nas últimas 24 horas foi muito rápida, mas já vinha sendo prevista desde o início da semana.

As nuvens carregadas começaram a se formar na região entre o Brasil, o Paraguai e o nordeste da Argentina, onde começou a ocorrer uma queda da pressão atmosférica. Na imagem de satélite que mostra a situação às 9h30 desta sexta-feira, 20, estas nuvens aparecem como manchas azuladas e já estavam espalhadas sobre os três estados da Região Sul.

 

 

No decorrer desta sexta-feira, deve chover em praticamente todas as áreas da Região Sul. Há condições para raios, chuva e ventos moderados a fortes. As rajadas mais intensas podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 90 km/h. A chance de chuva é baixa apenas no extremo sul gaúcho, na fronteira com o Uruguai.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, as rajadas de vento já atingiam 81 km/h entre  7horas e 9 horas. Em relação à chuva, os maiores volumes acumulados até às 9 horas foram observados em Clevelândia, no Paraná, onde já havia chovido 32 mm entre 6 horas e 9 horas da manhã. No Horizonte, em Santa Catarina, acumulou 18 mm neste período

 

Fim de semana com temporais

A população da Região Sul deve ficar atenta para a ocorrência de novos temporais no fim de semana. As áreas de instabilidade serão reforçadas pela passagem de uma frente fria que trazendo uma forte massa de ar polar. A temperatura na Região Sul terá uma nova e acentuada queda a partir de segunda-feira, 23 de maio.