Baixa pressão causa ventania no RS

27/05/2016 às 15:18
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/05/2016 às 13:24

Oferecimento
Rajadas podem chegar a 100 km/h

 

A queda da pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai gera nuvens carregadas que se espalham sobre o Sul do Brasil e provocam chuva e raios durante o último fim de semana de maio. A situação é de alerta, pois há condições para chuva forte e volumosa nos três estados.

Mas há uma preocupação maior com a intensificação da velocidade dos ventos, durante o domingo, pois a pressão atmosférica tende a ter uma queda mais acentuada sobre o Rio Grande do Sul e sobre o Uruguai, gerando um novo ciclone extratropical. A expectativa é de que a pressão do ar fique abaixo de 1000 hPa (hectopascais). Regiões de baixa pressão do ar com 1000 hPa ou menos são consideradas perigosas, pois a queda profunda da pressão acelera o movimento do ar em torno do núcleo da baixa pressão e gera ventos fortes.

Por causa da formação deste ciclone extratropical, o Rio Grande do Sul poderá enfrentar novos eventos de ventania entre o domingo, 29 de maio, e a terça-feira, 31 de maio. Algumas rajadas de vento podem passar dos 100 km/h.

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica onde o ciclone vai se formar e seus efeitos no Brasil.