Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Os contrastes meteorológicos do Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

 

Essa semana será marcada por grandes contastes nas condições de tempo do Centro-Oeste do Brasil. A circulação de ventos entre níveis baixos e médios da atmosfera vai favorecer a ocorrência de chuvas frequentes em Mato Grosso do Sul, enquanto a maior parte de Mato Grosso e de Goiás terá dias de tempo aberto.

 

A atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Rio Grande do Sul favorece a convergência de ventos sobre Mato Grosso do Sul principalmente a partir de terça-feira. Essa condição meteorológica é responsável pela formação de muitas nuvens e por isso o tempo fica instável no Estado no decorrer desta semana. Com o excesso de nuvens e chuva frequente, as temperaturas ficam amenas durante toda a semana. Até vai esfriar mais na quinta-feira com a entrada de uma nova massa de ar polar.

 

Por outro lado, a circulação de ventos sobre Goiás e Mato Grosso é associada a uma área de alta pressão, que, ao contrário da baixa, dificulta a formação de nuvens carregadas. Dessa forma, apenas o sul desses Estados deve receber alguma chuva essa semana, porém de forma mal distribuída e pouco volumosa. O tempo aberto permite que o sol brilhe forte por várias horas e a temperatura durante o dia fica alta. Porém durante a noite, todo esse calor é perdido de volta para a atmosfera, e isso faz com que as madrugadas ainda sejam frias. Essa situação é chamada de grande amplitude térmica e é muito comum de acontecer no outono.

 

 

O mapa mostra a previsão de chuva acumulada para os próximos cinco dias.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias