Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Com quase 40°C, Palmas (TO) tem recorde histórico de calor

01/06/2016 às 20:12
por Josélia Pegorim

 

O mês de junho começou literalmente fervendo em Palmas, capital do Tocantins. Com quase 40°C, a tarde de 1 de junho de 2016 foi a mais quente deste ano e também a mais quente para um dia de junho, desde outubro de 1993, quando o Instituto Nacional de Meteorologia iniciou as medições regulares de temperatura na cidade.

Na medição das 15 horas (Brasília), a temperatura máxima em 1 de junho foi de 39,9°C. Esta foi a maior temperatura registrada em Palmas em 2016 e também a maior para junho. O recorde de calor para este ano era 39,7°C em 28 de fevereiro. O recorde anterior de calor para junho era 38,3°C, em 16/06/2015. Uma nova medição da temperatura máxima será feita às 21 horas e a nova marca poderá ficar um pouco acima da leitura das 15 horas.

 

 

 

Época de seca e de calor

Palmas vem sendo a capital mais quente do Brasil há várias semanas. Além do calorão, a umidade relativa do ar às 15 horas (Brasília) foi de 30%, a mais baixa dentre as capitais.

Junho já é época de seca no Tocantins. Sem a chuva para refrescar e sem a nebulosidade para esconder o sol, o ar aquece muito e as tardes de junho são normalmente quentes. O ar polar pode chegar eventualmente ao Tocantins, mas só quando massas polares muito grandes e fortes passam pelo Brasil.

O sol, o calor e o tempo seco vão predominar no Tocantins nos próximos dias. Não há previsão de chuva para Palmas e as tardes vão continuar muito quentes.