Chuva aumenta em Salvador

14/06/2016 às 17:42
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/06/2016 às 12:04

Oferecimento
Semana terá chuva forte no leste no Nordeste

Voltou a chover em várias regiões do sul e do leste da Bahia com a chegada de uma frente fria. Em Maraú e Salvador estavam na lista dos locais onde mais choveu no Brasil no período entre 9 horas do dia 13 e 9 horas de 14 de junho, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

 

Por volta das 16 horas, o tempo permanecia chuvoso em diversas áreas do Recôncavo, incluindo Salvador e Feira de Santana.

A frente fria intensificou ventos marítimos que espalham muita umidade e ar frio sobre a Bahia, mas a maior nebulosidade se forma no sul e no leste do estado, onde as condições para chuva são maiores.

 

 

Até pelo menos até sexta-feira, 17 de junho, nuvens carregadas vão permanecer na região do Recôncavo e no litoral norte da Bahia provocando chuva frequente que poderá cair com moderada a forte intensidade por várias horas. Espera-se um grande acumulado de chuva até o domingo nestas áreas que poderá superar 100 mm. Se a previsão se confirmar, a região de Salvador terá em cinco dias pelo metade da média de chuva normal para junho, que é de aproximadamente 250 mm. Em 13 dias choveu cerca de 41 mm segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

A capital baiana poderá ter problemas com a chuva nos próximos dias. Moradores de áreas de risco devem ficar mais atentos para qualquer movimentação de terra, pois o risco de deslizamento vai aumentar por causa do grande volume de chuva.

Além do litoral norte da Bahia, a frente fria aumenta a chuva também em Sergipe. Pode chover com moderada intensidade a forte intensidade na região de Aracaju até o fim da semana.

 

 

Queda da temperatura

A chuva, a nebulosidade e a entrada do ar polar sobre Salvador causaram queda da temperatura. A madrugada de 14 de junho foi a mais fria do ano até agora, com temperatura mínima de 20,4°C, segundo o Inmet. E durante a tarde houve outro recorde, o de tarde mais fria de 2016. A temperatura máxima não passou de 24,5°C. O recorde anterior era de 25,5°C no dia 03/05/2016. Pode esfriar mais até a quinta-feira.

 

Aumento da chuva na costa leste do Nordeste

No decorrer da semana, áreas de instabilidade voltam a influenciar outras outros locais na costa leste do Nordeste. Pode chover forte no fim de semana entre Natal e Maceió.

 

Confira como ficará a chuva no Brasil na segunda quinzena de junho.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

30°
max

10mm / 90%

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 83%