Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tempestade em Belém (PA)

17/06/2016 às 20:53
por Josélia Pegorim

Uma violenta tempestade se formou no nordeste do Pará provocando chuva muito forte e ventania sobre Belém, capital do Pará.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 50,0 mm acumulados em apenas 1 hora, entre 17 e 18 horas, uma quantidade de chuva tecnicamente muito elevada para um período de tempo tão curto. O total de chuva entre 16 e 19 horas foi de 62,2 mm. Durante o temporal, o aeroporto de Belém registrou uma rajada de vento com 75 km/h, às 17h07.

A imagem de satélite mostra a nebulosidade sobre o Pará às 18 horas (21:00 Z ou UTC). O aglomerado de nuvens carregadas (manchas azuladas e vermelhas) no nordeste do estado é o que provocou o temporal em Belém.

 

 

ar úmido e quente ainda predomina sobre o norte do Pará no fim de semana permitindo a formação de nuvens carregadas que podem provocar mais temporais sobre Belém e em outras áreas do norte/nordeste paraense. O centro-sul e leste do Pará ficam sob a influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.