Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva forte no PR e em SP nesta quarta

21/06/2016 às 22:33
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/06/2016 às 22:41

Várias áreas do Paraná e de São Paulo voltam a ter chuva forte nesta quarta-feira, com raios e rajadas de vento. Nuvens carregadas continuam crescendo sobre o Sul do Brasil e no decorrer desta quarta-feira avançam em direção a São Paulo.

A animação mostra o desenvolvimento das nuvens carregadas (manchas em verde e azul) sobre o Paraná. Outras nuvens que aparecem no litoral entre Santa Catarina e São Paulo provocam chuva constante, moderada a fraca. Em Iguape, no litoral de São Paulo, o volume de chuva acumulado entre 12 horas do dia 20 e 21 horas do dia 21 de junho chegava a 30 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. No mesmo período choveu 29 mm em Morretes, no litoral do Paraná e 29 mm também em Barra do Turvo, no sul de São Paulo.

 

 

 

Descubra dicas de saúde, alimentação, esporte e turismo no Canal Inverno

 

 A formação e deslocamento destas áreas de instabilidade estão associados com a passagem de um cavado em níveis médios da atmosfera. Tecnicamente os cavados produzem acúmulo de ar úmido e geram aglomerados de nuvens carregadas que se movimentam de oeste para leste.

No Paraná a chuva mais intensa ocorre entre a noite de terça e manhã desta quarta-feira, podendo atingir também a Grande Curitiba. Em São Paulo, chove já pela manhã na maioria das áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo, e a chuva se intensifica à tarde e à noite. No decorrer da tarde e na noite de quarta-feira, as áreas de instabilidade devem atingir também o sul de Goiás, o Triângulo Mineiro, o Sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro.

A animação mostra o deslocamento do cavado que está representado pela linha vermelha em curva. A linha tracejada reta é o eixo do cavado.