Bloqueio atmosférico predomina sobre o Brasil

27/06/2016 às 21:55
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco ganha força sobre o país

Uma situação de bloqueio atmosférico se estabelece sobre a América do Sul e por alguns dias dificulta o deslocamento normal das frentes frias da Argentina para o Brasil Pelo menos pelos próximos 10 ou 15 dias, as frentes frias não terão força para invadir o Brasil com seu ar polar e nem com a chuva.

Um grande sistema de alta pressão atmosférica está se estabelecendo pelo interior do Brasil causando forte subsidência. Esta situação já pode ser notada nas imagens de satélite que mostram grande parte do país com pouca ou nebulosidade, o que é representado pelo tom de marrom.

 

 

 

A alta pressão atmosférica influencia a maioria das áreas do Sudeste, do Nordeste, do Norte, do Centro-Oeste e até do Sul do Brasil dificultando o crescimento das nuvens. As nuvens carregadas crescem no extremo norte do país. Uma frente fria com um ciclone extratropical passa pelo extremo sul do Brasil provocando chuva só em parte do Rio Grande do Sul. Ventos marítimos moderados forçam uma concentração de umidade no leste do Nordeste e em áreas próximas do litoral do Sudeste, o que gera muitas nuvens de chuva fraca.

 

O mapa mostra a estimativa do volume de chuva sobre o Brasil para 15 dias, até 12 de julho. A cor branca representa ausência de chuva e os tons de verde indicam os maiores volumes acumulados.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a distribuição da chuva sobre o Brasil nos próximos 15 dias.