Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ar muito seco em Brasília

07/07/2016 às 14:30
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/07/2016 às 09:55

A população do Distrito Federal já convive há várias semanas com o tempo seco, com umidade do ar baixa, que é a principal característica climática do inverno na região.
O Distrito Federal praticamente não teve chuva em junho. Em Brasília, houve alguma precipitação rápida em poucos locais da cidade, mas no lugar onde o Instituto Nacional de Meteorologia tem medições meteorológicas não houve registro de chuva. Em maio, segundo o INMET choveu cerca de 4 mm, 90% abaixo da média. Na prática, a última chuva forte ocorreu no fim de março e início de abril.
Pela medição do INMET, durante todo o mês de junho, Brasília teve apenas dois dias com umidade relativa do ar acima dos 60% às 15 horas. Na classificação elaborada pelo Cepagri/Unicamp, a situação de "atenção" para o ar seco, é quando a umidade relativa do ar fica entre 21% e 30%. A situação de "alerta" é quando a umidade do ar fica entre 12% e 20%. Um nível de umidade do ar abaixo ou igual a 11% é considerado como situação de emergência para o ar muito seco.
A região de Brasília continua tendo tardes muito secas em julho e a umidade relativa do ar poderá chegar na situação de alerta ou até de emergência.  A chance de alguma chuva é remota até fim de julho.