Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

O que vem por aí...

07/08/2016 às 15:33
por Vitor Kratz

Atualizado 07/08/2016 às 19:09

Nesta segunda-feira, a frente fria que avançou ao longo do fim de semana sobre o Sul, São Paulo e o Rio de Janeiro, chega à costa do Espírito Santo, provocando aumento das nuvens e rajadas de vento moderadas no sul do Estado.

O vento mudou de direção e sopra do mar sobre o Rio de Janeiro e a faixa leste de São Paulo espalhando muitas nuvens, com chuviscos em áreas paulistas. 

Áreas de instabilidade de um sistema de Baixa Pressão provocam pancadas de chuva com risco de chuva forte no Paraná e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Já sobre o Rio Grande do Sul, uma massa de ar seco e polar predomina. O sol aparece mais forte até no sul e no oeste catarinenses, mas a temperatura fica baixa. 

Nas demais áreas do Brasil, a temperatura fica elevada à tarde. Chove passageiro do leste de Alagoas ao leste do Rio Grande do Norte. 

Já no Acre, no norte do Amazonas e em Roraima, áreas de instabilidade ganham força e há previsão de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Amazonas, no norte de Rondônia e do Pará e no Amapá, tempo aberto e pancadas de chuva à tarde e à noite, com risco de temporais isolados. 

 

Ao longo da semana, a chuva diminui e a massa de ar polar ganha força em toda a região Sul. Já no Sudeste, sistema de Baixa Pressão consegue provocam pancadas de chuva em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, até na região da Grande Belo Horizonte em Minas Gerais. Esse sistema influencia o tempo sobre o Mato Grosso do Sul também, provocando chuva e queda de temperatura.

As demais áreas do país não sofreram grandes mudanças no tempo ao longo a semana.

Veja abaixo, o mapa de chuva acumulado para esta semana.

Maior acumulado entre o centro do Paraná e o Vale do Itajaí. E a grande massa de ar seco ainda influencia boa parte do interior do país.