Javier provoca mais chuva no México

08/08/2016 às 22:15
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tempestade tropical não deve virar furacão

Uma forte tempestade tropical, batizada de Javier, ameaça parte da costa oeste do México com chuvas intensas e ventania. Nesta segunda-feira, a chuvarada era sentida em parte da região da Baixa Califórnia.

O governo mexicano ainda procura por desaparecidos após a chuva torrencial da tempestade tropical Earl que avançou da região do mar do Caribe para o México no último fim de semana. Esta tempestade já se dissipou, mas imagens de satélite do fim da tarde desta segunda-feira ainda mostravam vários núcleos de nuvens muito carregadas sobre várias áreas da América Central e sobre parte do México.

 

 

Confira mais informações sobre os efeitos da tempestade tropical Earl no México.

 

Pelas informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), à 00:00 UTC (21 horas em Brasília de 8/8/2016), a tempestade tropical Javier estava provocando ventos constantes em torno de 100 km/h, com rajadas mais fortes. Um avião de reconhecimento da NOAA sobrevoou a tempestade nesta segunda-feira e mediu pressão atmosférica de 998 hPa. O centro da tempestade estava a 80 km ao sul-sudeste do cabo de São Lucas, na costa oeste mexicana.

 

Javier se deslocava lentamente para noroeste, com velocidade de 7 km/h e este movimento deve continuar nesta terça-feira. A previsão é que o centro da tempestade passe muito perto ou sobre o sul da Baixa Califórnia na noite desta segunda-feira e durante a terça-feira se desloque pela costa oeste da região.

A tempestade tropical Javier pode ter um ligeiro fortalecimento enquanto passa pelo sul da Baixa Califórnia, a previsão do NHC é que o sistema enfraqueça nesta terça-feira.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%