Ar polar alivia o calor no Centro-Oeste

09/08/2016 às 20:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Norte de MT e DF ficam menos quentes

A chegada dos ventos frios de uma nova massa polar começou a aliviar o calor em quase todo o Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso.

O melhor exemplo da diferença na temperatura foi em Cuiabá. No domingo, 7 de agosto, a temperatura chegou aos 40°C na capital de Mato Grosso, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, batendo o recorde de calor para 2016. Nesta terça-feira, a temperatura máxima em Cuiabá foi de 32,5°C. Ainda é quente, mas foi um grande alívio diante do calor que vinha fazendo.

Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima nesta terça-feira foi de 24,6°C. Na tarde da segunda-feira, o calor chegou aos 32,7°C.

Desde o dia 4 de agosto, cidades de Mato Grosso têm estado entre as 10 mais quentes do país, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O mapa mostra o contraste de umidade e de temperatura no Centro-Oeste na  tarde de 9 de agosto. As temperaturas são as máximas até 16h e a umidade relativa observada às 15 horas (Brasília)

 

 

Mais frio

Nesta quarta-feira, o ar polar vai atuar com mais força sobre o Mato Grosso do Sul e em todo o oeste e sul de Mato Grosso. A temperatura cai mais e a sensação será de frio. Em Campo Grande, a tarde desta quarta-feira deve ser uma das mais frias do ano até agora.

O frio será intenso no sul de Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas devem ficar abaixo dos 10°C ao amanhecer, mas não há expectativa de geada.

 Além do ar polar, a umidade fica elevada em todas estas áreas. Muitas nuvens devem se formar sobre o Mato Grosso do Sul e sobre o oeste e o sul de Mato Grosso podendo chuviscar.

Menos calor no Centro-Oeste

Os ventos frios desta nova massa de ar polar chegam fracos ao centro-norte de Mato Grosso, sobre Goiás e sobre o Distrito Federal, mas mesmo assim vão conseguir baixar um pouco as temperaturas até a sexta-feira. A sensação será de menos calor entre quarta e sexta-feira. Brasília e Goiânia bateram os recordes de calor para 2016 nesta terça-feira, 9 de agosto.

Esta massa polar vai atuar por poucos dias no Brasil. Durante o fim de semana, o ar quente volta a ganhar força sobre o Mato Grosso e a temperatura sobe rapidamente voltando para as marcas de quase 40°C. Em Goiás e no Distrito Federal, o calor ainda não volta intenso no fim de semana.

Por causa do ar muito seco, a região de Brazabrantes, cidade goiana próxima a Goiânia, também tem ficado com céu azul, sem nuvens. A umidade do ar muito baixa inibe a formação da nebulosidade.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

21°
min

34°
max

0mm / 0%