Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Nevou no Sul

21/08/2016 às 13:46
por Aline Tochio

Atualizado 21/08/2016 às 15:25

Como já vinha sendo previsto pela Climatempo, nevou neste domingo em algumas áreas da região serrana de Santa Catarina. Segundo informações da Agência de Notícias São Joaquim Online, a cidade de São Joaquim registrou a neve na manhã deste domingo, 21, por volta dás 10h15min na localidade de Cruzeiro, há 15km do centro da cidade, com temperatura próximas a 1ºC. Ainda havia registro de neve por volta de 13h.

 

 

 

 

Ventania

Uma frente fria ajudou a formar muitas instabilidades entre sexta-feira e sábado no Sul do Brasil. Temporais atingiram muitas áreas principalmente em Santa Catarina e no Paraná. Neste domingo foi a ventania que chamou atenção. Segundo medições do INMET, as rajadas de vento chegaram a 113 km/h no Morro da Igreja e a 97 km/h em Santa Marta, na serra e no litoral catarinenses, respectivamente. No Paraná, Paranapoema registrou 76 km/h de rajada e 71km/h foram registrados em Marechal Cândido Rondon. Porto Alegre teve rajadas de 62 km/h na região do aeroporto Salgado Filho. Muitas outras cidades do Sul tiveram rajadas acima de 55 km/h. Essa ventania foi provocada por um ciclone extratropical, que já nesta segunda-feira se afasta para o oceano, e por isso já não mais previsão de ventos fortes para os próximos dias.

 

 

Ar polar

O ar polar que veio junto com essa frente fria entrou com força neste domingo no Sul do Brasil. Às 13h fazia apenas 08ºC em Curitiba, segundo informações do aeroporto do Bacacheri, e a sensação térmica era de apenas 02ºC por causa do vento. O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, registrava 13ºC no mesmo horário, mas com sensação de 09ºC. Em Porto Alegre fazia 14ºC. A temperatura foi caindo ao longo do domingo, conforme o ar polar foi entrando no Sul do Brasil. De manhã ainda chovia entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná. A combinação entre a chuva e o ar polar foi essencial para a ocorrência de neve em São Joaquim (SC).

 

Frio aumenta

Nos próximos o frio vai aumentar no Sul do Brasil porque o centro da massa de ar polar vai passar por cima da Região. Não há mais condições para neve porque o tempo vai abrir e vai secar, mas há previsão de geada ampla até terça-feira. As temperaturas ficam muito baixas, principalmente nos trechos de serra, onde poderão ser observadas temperaturas abaixo de zero. O frio começa a diminuir a partir de quarta-feira.

 

Semana seca

Essa forte massa de ar polar também é seca. Por isso o tempo já abre no Sul do Brasil nesta segunda-feira e permanece assim até o fim da semana. Pelo menos até sexta-feira não há expectativa de chuva para nenhuma localidade da Região.