Ar polar pode dar uma "esticada" na primavera

22/09/2016 às 19:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba quando o frio vai embora de vez

Com a chegada da primavera, aumenta também a expectativa pelos dias mais quentes. A estação traz o maior aquecimento do ar para todo o país, mas que acontece gradualmente.

Historicamente, os meses de outubro e novembro são muito quentes em grande parte do Brasil. Mesmo com o aumento da nebulosidade e maior a ocorrência de pancadas de chuva, ainda sobra espaço para muitas horas com sol forte. A diminuição da intensidade e da frequência do ar polar sobre o Brasil facilitam o aquecimento. Noites e inícios de manhãs frios ainda podem ser considerados normais na primeira metade da primavera em muitas áreas do Sul e do Sudeste e até em algumas áreas do Centro-Oeste.

 

Este ano tivemos ondas de frio intenso em maio e em junho. Geou várias vezes em Curitiba e até na Grande São Paulo. O norte de São Paulo e o sul de Minas Gerais tiveram geada forte. Embora com menor duração, massas polares fortes também passaram pelo centro-sul do Brasil em julho e em agosto.

 

 

 

 As manhãs frias do inverno favoreceram a formação da neblina.

 

 

 

O inverno terminou com madrugadas bem frias no Sul e em grande parte do Sudeste, com temperaturas entre 0°C e 5°C em cidades de altitude elevada do Sul e do Sudeste. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, na madrugada de 21 de setembro, a última do inverno, a temperatura mínima no Brasil foi de 1,8°C em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), na região serrana de Santa Catarina. Mas em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais fez 3,5°C.

 

Será que esta foi a última massa polar forte deste ano? A resposta é não e o ar polar ainda poderá surpreender no começo da primavera. Antes de lavar e guardar os cobertores e edredons mais pesados ouça o recado do meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento. Parece que o ar polar vai dar uma "esticada" pela primavera.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%