Região Norte - tendência para a primavera 2016

24/09/2016 às 18:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mesmo com chuva, calor fica acima do normal

Como todas as Regiões do Brasil, o Norte também tem seu período mais chuvoso e o período de seca, de pouca chuva. É uma Região muito extensa e as épocas de chuva e de estiagem não são as mesmas para todas as áreas.

Os meses de seca são associados também com mais calor, com temperaturas que superam os 36°C quase todos os dias. A menor quantidade de chuva e de nebulosidade permite um maior número de horas com sol forte, o que reflete em temperaturas bastante elevadas. Já na época chuvosa, também faz calor, mas as temperaturas não atingem extremos, pois a chuva frequente e a maior quantidade de nuvens impedem o superaquecimento do ar.

A primavera é uma estação de seca e muito calor na porção norte da Região Norte que abrange o Amapá, Roraima, o norte do Pará e do Amazonas. Mas no sul da Região, a chuva recomeça e ganha força ao longo da estação. É o que acontece no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas e do Pará e sobre o Tocantins. De forma geral, a chuva aumenta em volume, em frequência e em abrangência pela Região durante o mês de dezembro, mas principalmente de janeiro em diante.

Os mapas mostram a Climatologia da chuva na Região Norte, com indicação da média de chuva mensal em algumas áreas.

 

 

 

 

O forte El Niño que influenciou o clima no Brasil em 2015 e no verão/outono de 2016 teve um grande impacto na chuva da Região Norte. Faltou muita chuva justamente no verão que é a época mais chuvosa para a maioria das áreas da Região.

Os mapas mostram a anomalia (diferença em relação à média) da chuva sobre a Região Norte. Os tons de vermelho/laranja indicam anomalia negativa, quando o volume chuva fica abaixo do média normal. Os tons de azul representam a anomalia positiva, quando o volume de chuva supera a média normal.

 

 

 

A redução da chuva sobre o Norte do Brasil durante o verão de 2016 fez com que as temperaturas ficassem muito acima do normal para a época. Com a menor disponibilidade de umidade, as queimadas aumentaram e se espalharam mais facilmente e a estiagem começou mais cedo do que o normal. Ter menos chuva sobre o Norte do Brasil também significa menor disponibilidade de umidade para ser transportada para o Sudeste e para o Centro-Oeste, o que reflete numa redução da chuva também sobre estas Regiões.

Muitas áreas na Região Norte do Brasil entram na primavera numa condição de seca mais acentuada do que o normal. A deficiência de chuva no verão foi grande. Mas este ano, só o fato de não termos mais a influência do El Niño já permite que a chuva da primavera seja mais próxima da normalidade.

Há uma tendência de formação de um evento La Niña, fenômeno contrário ao El Niño caracterizado por águas oceânicas mais frias do que o normal na porção central e leste do Pacífico Equatorial.

Como deve se comportar a chuva e a temperatura na Região Norte na primavera de 2016?

 

O quadro mostra um resumo da previsão do comportamento da chuva e da temperatura na Região Norte na primavera de 2016.

 

 

O meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento dá mais detalhes sobre como será a primavera de 2016 na Região Norte do Brasil.