Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Centro-Oeste - tendência para a primavera 2016

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A Região Centro-Oeste tem um regime de chuva semelhante ao do Sudeste. Em anos normais, a maior quantidade de precipitação ocorre no fim da primavera e nos meses de verão. O outono e especialmente o inverno são estações de seca e os eventos de chuva são raros.

 

 

 

O período chuvoso de 2015 e do verão de 2016 no Brasil foi atípico por causa da atuação de um forte El Niño. Na Região Centro-Oeste, o El Niño fez com que o Mato Grosso do Sul tivesse chuva extremamente volumosa na primavera de 2015 e no verão de 2016. Mas a maioria das áreas de Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal só tiveram chuva farta em janeiro de 2016. O restante do verão foi com pouca chuva e excesso de calor. Recordes históricos de calor foram registrados no outono/inverno em Brasília.

 

Os mapas mostram a anomalia (diferença em relação à média) da chuva sobre o Centro-Oeste. Os tons de vermelho/laranja indicam anomalia negativa, quando o volume chuva fica abaixo da média normal. Os tons de azul representam a anomalia positiva, quando o volume de chuva supera a média normal.

 

 

Com a chuva escassa do verão e a estiagem natural do outono/inverno, grande parte do Centro-Oeste entrou na primavera de 2016 com grave deficiência de água, com reservatórios e rios com níveis muito baixos. As perdas na agricultura foram grandes.

O El Niño já se desfez e não há expectativa que o fenômeno volte a atuar na primavera de 2016 e nem no ano de 2017. Este é um dos principais fatos que sustentam a previsão de que a chuva retorna regular ao Centro-Oeste nesta primavera e que não faltará no verão 2016/2017.

No decorrer da primavera de 2016 há uma tendência de formação de um evento La Niña. Este fenômeno é contrário ao El Niño e é caracterizado por águas oceânicas mais frias do que o normal na porção central e leste do Pacífico Equatorial. Este novo cenário no Pacífico é favorável para a chuva no Brasil.

A primavera de 2016 começou com as pancadas de chuva voltando a ocorrer sobre o Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal, que até registrou chuva forte nos primeiros dois dias da estação.

Como deve ser a chuva e a temperatura na Região Centro-Oeste na primavera de 2016?

 

O quadro mostra um resumo do comportamento da chuva e da temperatura no Centro-Oeste na primavera de 2016.

 

 

 

Confira o comentário do meteorologista Alexandre Nascimento sobre a primavera de 2016 no Centro-Oeste do Brasil.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias