Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Violento tufão Haima avança sobre as Filipinas

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Violento tufão Haima avança sobre as Filipinas

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    O poderoso tufão Haima avança em direção às Filipinas e deve tocar o solo no começo da manhã desta quarta-feira, 19 de outubro. O centro do tufão deve passar sobre o norte de Luzon, a maior e principal ilha do arquipélago filipino e onde está Manila, a capital do país. Nas Filipinas, este tufão está sendo chamado de Lawin.

    Haima (Lawin) se intensificou e ganhou mais velocidade nesta terça-feira.

    A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), classifica Haima (Lawin) como um tufão violento e deve passar assim sobre o norte das Filipinas.

     

     

     

    No boletim técnico da JMA das 21 UTC de 18 de outubro (19 horas em Brasília), Haima se deslocava a 30 km/h rumando para oeste. A pressão mínima do centro da baixa pressão foi estimada em cerca de 900 hPa. Os ventos constantes foram estimados em 115 nós (aproximadamente 207 km/h), com rajadas de até 165 nós (quase 297 km/h).

     

     

     

    Segundo a análise do PEGASA (Philippine Atmospheric Geophysical and Astronomical Services Administration), o tufão Haima (Lawin) deve tocar o solo da ilha de Luzon na região da província de Cagayan.

     

    Haima (Lawin) é vigésimo segundo sistema da temporada de tufões do Pacífico Noroeste. Além de Haima, nesta terça-feira, 18 de outubro, o ex-tufão Sarika ainda atuava como forte tempestade tropical na região entre o sudeste da China, a ilha Hainan e o Vietnã. Chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento ainda ocorriam.

     

    A projeção de deslocamento de Haima (Lawin) indica que após cruzar o norte das Filipinas, o tufão ainda estará muito forte e deve seguir para China, tocando o solo chinês relativamente próximo de Hong Kong na tarde de 21 de outubro.

     

     

     

    No fim de setembro o grande tufão Megi passou exatamente sobre Taiwan e entrou em território Chinês. Em 2015, 14 sistemas de tempo severo influenciaram a região das Filipinas, sendo que 6 passaram sobre o país.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias