Violento tufão Haima avança sobre as Filipinas

18/10/2016 às 22:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rajadas podem chegar a quase 300 km/h

O poderoso tufão Haima avança em direção às Filipinas e deve tocar o solo no começo da manhã desta quarta-feira, 19 de outubro. O centro do tufão deve passar sobre o norte de Luzon, a maior e principal ilha do arquipélago filipino e onde está Manila, a capital do país. Nas Filipinas, este tufão está sendo chamado de Lawin.

Haima (Lawin) se intensificou e ganhou mais velocidade nesta terça-feira.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), classifica Haima (Lawin) como um tufão violento e deve passar assim sobre o norte das Filipinas.

 

 

 

No boletim técnico da JMA das 21 UTC de 18 de outubro (19 horas em Brasília), Haima se deslocava a 30 km/h rumando para oeste. A pressão mínima do centro da baixa pressão foi estimada em cerca de 900 hPa. Os ventos constantes foram estimados em 115 nós (aproximadamente 207 km/h), com rajadas de até 165 nós (quase 297 km/h).

 

 

 

Segundo a análise do PEGASA (Philippine Atmospheric Geophysical and Astronomical Services Administration), o tufão Haima (Lawin) deve tocar o solo da ilha de Luzon na região da província de Cagayan.

 

Haima (Lawin) é vigésimo segundo sistema da temporada de tufões do Pacífico Noroeste. Além de Haima, nesta terça-feira, 18 de outubro, o ex-tufão Sarika ainda atuava como forte tempestade tropical na região entre o sudeste da China, a ilha Hainan e o Vietnã. Chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento ainda ocorriam.

 

A projeção de deslocamento de Haima (Lawin) indica que após cruzar o norte das Filipinas, o tufão ainda estará muito forte e deve seguir para China, tocando o solo chinês relativamente próximo de Hong Kong na tarde de 21 de outubro.

 

 

 

No fim de setembro o grande tufão Megi passou exatamente sobre Taiwan e entrou em território Chinês. Em 2015, 14 sistemas de tempo severo influenciaram a região das Filipinas, sendo que 6 passaram sobre o país.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%