Região Centro-Oeste - verão 2017

18/12/2016 às 16:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba a época mais provável da ZCAS atuar

O verão é a época mais chuvosa na Região Centro-Oeste, semelhante ao que acontece no Sudeste. É a chuva do verão que reabastece os grandes rios que cortam a Região e que sustenta a produção agropecuária, uma das maiores e mais importantes do país, fundamental para o equilíbrio do abastecimento interno do Brasil.

A média de chuva mensal no verão é alta e em geral supera os 200 mm. Volumes médios de chuva de 250 mm a mais de 300 mm são comuns em janeiro sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste.

O que explica médias de chuva tão elevadas são os temporais decorrentes do excesso de calor e de umidade que predominam durante o verão, mas também importantes fenômenos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que em geral se organiza sobre o Brasil no verão e influencia diretamente a Região Centro-Oeste. Porém, a formação e a intensidade da ZCAS é dependente de fenômenos como o El Niño e a La Niña.

No verão 2016, a chuva da Região Centro-Oeste foi bastante irregular por causa da influência de um forte fenômeno El Niño. Mas o resfriamento anormal do oceano Pacífico Equatorial Leste, que configurou um episódio de La Niña fraca na primavera, teve um efeito positivo aumentando a frequencia da chuva nesta estação.

No verão de 2016, o fenômeno El Niño não permitiu a formação da ZCAS, mas a La Niña deve facilitar a formação deste fenômeno no verão 2017.

 

Confira a análise do meteorologista Alexandre Nascimento para o verão 2017 no Centro-Oeste do Brasil.