Fevereiro promete chuva no SE e CO

03/02/2017 às 16:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Análise para 15 dias

A primeira quinzena de fevereiro de 2017 reserva muita chuva para muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e da Bahia que ficaram secas ou quase sem chuva em janeiro. Com muito ar quente e úmido disponível, as nuvens carregadas que provocam os temporais vão se formar facilmente.

Pelo menos até o dia 15 de fevereiro, não há expectativa de que frentes frias cheguem ao litoral da Região Sudeste. Alguns sistemas fracos devem passar ao largo da costa gaúcha.

Os modelos numéricos de simulação do movimento da atmosfera indicam que várias áreas de baixa pressão atmosférica se formam no mar, no litoral da Região Sul, do Sudeste e no sul da Bahia. Estas baixas pressões vão ajudar a manter as áreas de instabilidade sobre o Sudeste.

Até o dia 18 de fevereiro, o ar quente vai prevalecer sobre o país, o que vai contribuir para a formação de nuvens carregadas.

 

 

 

Até o dia 13 de fevereiro, a chuva mais volumosa e frequente deve ocorrer sobre áreas do Amazonas, centro-sul do Pará, Tocantins, Bahia, Espírito Santo, centro e norte de Minas Gerais, centro e norte de Goiás, Distrito Federal e centro-norte de Mato Grosso. Chuvas fortes também devem ocorrer sobre o Amapá.

 

 

Entenda porque a chuva aumenta no Sudeste

 

Os estados do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, São Paulo e também toda a região entre o Ceará e Alagoas terão um período de pouca chuva.

 

 

 

Porém, no período entre 9 e 13, deve chover no norte e nordeste da Bahia, incluindo o Recôncavo, em Sergipe, no centro-sul do Maranhão e do Piauí.

 

 

No período de 14 a 18 de fevereiro, a chuva deve voltar a aumentar sobre São Paulo, mas diminui nos demais estados do Sudeste. Este período ainda será com pouca chuva em grande parte do Sul do Brasil e do Nordeste.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%