Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Quando aumentam as condições de chuva em SP?

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Quando aumentam as condições de chuva em SP?

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A massa de ar quente ainda predomina sobre o estado de São Paulo. Esta semana ainda promete calor, não tão exagerado como nos últimos dias, mas a diferença será o retorno das pancadas de chuva. A chuva ainda acontece de forma muito isolada nesta terça-feira e não há previsão para temporais. O litoral e o sul do estado ficam sem chuva hoje(21).

    Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP

     

    SP: o mais quente e o mais seco do BR

    A cidade de São Paulo foi o segundo local mais seco no Brasil ontem, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia. O nível de umidade mínimo chegou aos 22%, na medição automática

    Cidades paulistas ficaram entre as 10 mais quentes no país ontem. A mais quente foi Barra Bonita, com máxima de 37,5°C.

     

    Quando aumentam as condições de chuva?

    São Paulo, como todo o Sul e o Sudeste, tem estado sob influência de um forte sistema de alta pressão atmosférica desde o começo da semana passada. Isto tem dificultado a formação e permanência de áreas de instabilidade sobre o estado.

    As condições para a chuva vão começar a aumentar a partir da quarta-feira, 22 de fevereiro, com o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica.

     

    Entenda o que muda até o fim da semana

     

    A maioria das áreas da capital paulista e da Grande São Paulo está praticamente sem chuva há 13 dias, desde o dia 8 de fevereiro. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, a última chuva acumulada foi de 38,2 mm entre os dias 6 e 7 de fevereiro.

    No fim de semana passado, a cidade de São Paulo bateu recorde de calor e de secura do ar. Nesta segunda-feira, o nível de umidade no ar ainda chegou a valores abaixo dos 30% no começo da tarde, mas a volta da brisa marítima permitiu uma grande entrada de umidade no ar a partir das 15 horas.

    No Campo de Marte, na zona norte da cidade, o nível de umidade às 14h era de 28% e aumentou para 62% com a entrada do vento marítimo.

    Com quatro dias consecutivos com temperatura acima dos 33°C, a maioria da população da capital paulista já implora pela volta da chuva.

     

     

     

     

    Tempo nos desfiles das escolas de samba

    A chuva volta a ocorrer nas vésperas do Carnaval. Especialmente a partir da quarta-feira, 22, São Paulo vai passar vários dias sob influencia de cavados e de baixa pressão atmosférica que são circulações de vento que ajudam a formar nuvens de chuva.

    A chance de pancadas de chuva aumenta no fim da semana, justamente quando acontecem os desfiles das escolas de samba. Na sexta-feira, 24, as pancadas de chuva devem começar à tarde e se prolongam por várias horas à noite. Por isso, algumas escolas poderão sentir os transtornos causados pela chuva, mas que deve enfraquecer na madrugada do sábado.

    A chance chover entre a noite do sábado e madrugada do domingo, 26, é ainda maior.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias