Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCIT enfraquece na costa norte do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Ozian Cardoso, Natal (RN)

3 min de leitura

Oferecido por

No último fim de semana choveu muito em algumas áreas do Ceará. Dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia registraram no período entre 9h da manhã do dia 22/12 e 9h do dia 23/12, um acumulado de 85,4 milímetros em Fortaleza. Em Barbalha (CE), também choveu forte. O órgão registrou 62 milímetros de chuva entre 9h do dia 23/12 e 9h da manhã do dia 24/12, véspera de Natal

 

Nuvens carregadas associadas a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical se espalharam sobre o Ceará e provocaram bastante chuva. Este é um sistema meteorológico típico do verão no Brasil e é responsável por grande parte da chuva que ocorre no Ceará e em outros estados do Nordeste no durante o ano.

 

No decorrer desta terça-feira (25), as áreas de instabilidade da ZCIT vão perder força sobre a costa norte do Nordeste, mas as pancadas de chuva continuarão ocorrendo na faixa litorânea do Ceará de forma rápida e passageira. No litoral do Maranhão, as pancadas podem vir acompanhadas de raios por causa do calor e da alta umidade. 

 

Em Salvador, Natal, João Pessoa, Recife, Olinda, Maceió, Aracajú e pelo interior destes estados o sol brilha forte e o ar seco predomina e inibe a formação de nuvens. Nas praias, o Dia de Natal será de muito calor. 

 

No interior da Bahia, do Piauí e do Maranhão, o forte aquecimento e a disponibilidade de umidade irá favorecer o crescimento de nuvens carregadas e consequentemente a ocorrência de pancadas de chuva à partir da tarde de forma isolada com raios.  

 

Na quarta-feira, o tempo não muda muito. Em Fortaleza, o sol brilha forte e chove rápido. 

 

O ar seco se espalha pelo interior do Piauí, inclusive em Teresina e também na região de Petrolina (BA) e Paulo Afonso e diminui as condições para chuva nestas localidades.

 

Aniversário de Natal/ Rio Grande do Norte 

 

Fundada em um dia de Natal, em 25 de dezembro de 1599, o nome do município tem origem no latim natale (algo como "local de nascimento") e, segundo escritores, tem ligação direta com a data de fundação da cidade. A cidade comera nesta terça-feira 419 anos com muito sol, calor e praia.

 

Foto de Ozian Cardoso, Natal (RN)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias