Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão da virada nas praias do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Alyria Tavares - Morro de São Paulo - BA

7 min de leitura

Oferecido por

O fim do ano chegou e a maioria das pessoas busca aquele espaço na areia da praia para curtir as as festas, férias e principalmente um belo dia de praia com a família.

No Brasil, a virada do ano nas praias é muito comemorada com shows de luzes e fogos de artifício.

 

Os últimos dias de 2018 irão terminar com muito sol, calor e pouca chuva nas praias do Sul, Sudeste e em grande parte do Nordeste. Além da umidade alta e do calorão pelo interior do país, a atuação da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - entre o leste do Amapá e Belém (PA) ajuda a formar grandes áreas de nuvens carregadas que provocam fortes pancadas de chuva.

 

Como será a virada para 2019 nas praias?

 

Praias da Região Sul: 2019 chega com sol e calor

 

O ano de 2018 termina com temperaturas altas na maior parte do Sul do país. A menor quantidade de umidade no ar inibe a formação das nuvens carregadas e a ocorrência de chuva, principalmente nas praias da Região.

Rio Grande (RS), Florianópolis (SC), o litoral norte catarinense e o litoral do Paraná, terão muito sol no último dia do ano e a virada será com noite quente, sem chuva. O ano de 2019 começa com sol nas praias. No dia 01/12, Florianópolis pode amanhecer com mais nebulosidade, mas que logo se dissipa e dá lugar ao sol forte.

 

 

Praias da Região Sudeste: sol, calor e pouca chuva

 

A chegada de 2019 será com sol e com pouca chuva nas praias do Sudeste.

Durante o dia 31 de dezembro de 2018, a presença de um ar mais seco dificulta a ocorrência de chuva no litoral de São Paulo. O sol predomina no último dia do ano. Na hora da virada não há expectativa de chuva.

 

No dia 01, o sol aparece nas praias paulistas e algumas pancadas de chuva de fraca intensidade e de forma isolada são esperadas no litoral norte de São Paulo.

Em Angra dos Reis e Paraty, o sol brilha forte no último dia de dezembro e não há condições para chuva. Já , no primeiro dia de 2019, mesmo com a presença do sol nas praias, as nuvens se formam e provocam pancadas isoladas de chuva.

 

Na cidade do Rio de Janeiro, famosa pelo espetáculo de luzes para celebrar o Réveillon, o último dia do ano será de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios a partir da tarde, por causa do calor e da alta umidade. Para hora da virada, não há previsão de chuva para a cidade maravilhosa, nem para a região dos Lagos e para Costa Verde. No dia 01 de Janeiro de 2019, a capital fluminense, e todo o litoral do Rio De Janeiro, terá um dia típico de verão: sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios a partir da tarde.

 

Nas praias do Espírito Santo, o último dia do ano será de sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios a partir da tarde e também nas primeiras horas da noite. Não dá para descartar também uma chuva na hora da virada. No primeiro dia do ano, o ar fica mais seco e as praias capixabas começam o Ano Novo com muito sol e calor.

 

 

Foto: Alyria Tavares - Morro de São Paulo - BA

 

Praias da Região Nordeste: 2019 chega com muito sol, calor e pancadas de chuva  

 

No dia 31/12, o sol brilha forte em todas as praias do Nordeste. Chove de forma passageira no litoral sul da Bahia, na região de Natal e de Fortaleza. No litoral do Maranhão, a partir da tarde e à noite ocorrem pancadas de chuva com raios. A chance de chover na hora da virada é alta.

O último dia do ano será com muito sol sem chuva nas praias de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e na capital da Bahia, Salvador.

No primeiro dia de 2019, o sol aparece forte em todas as praias do litoral do Nordeste brasileiro. As condições são para pancadas de chuva com raios de forma isolada no litoral do Maranhão. Em Aracaju, Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, por conta da influência de um ar mais seco não há expectativa de chuva e faz bastante calor.

Maceió, Recife, João Pessoa e Natal começam o primeiro dia do ano com sol forte, calor e pancadas de chuva de forma passageira.   

 

Praias da Região Norte: pancadas típicas de verão marcam a chegada de 2019

 

Sim, na Região Norte também existem praias, inclusive algumas delas de água doce e fluviais, no Tocantins e Amazonas. As praias do litoral do Norte do Brasil terminam o ano 2018 com as condições do tempo típicas do verão: sol, muitas nuvens e muitas pancadas de chuva. 

 

No último dia de dezembro de 2018, o tempo fica mais instável no litoral do Amapá e do Pará, incluindo Belém. As pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e podem se prolongar pela noite e na hora da virada.

No primeiro dia do ano novo, o sol aparece nas praias da Região e por causa do calor e da alta umidade há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de raios.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias