Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Cuiabá registra maior temperatura em 108 anos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de  Antonio Carlos da Silva Pereira, Cuiabá (MT)

2 min de leitura

Oferecido por

O calor foi extremo em Cuiabá na tarde de 16 de setembro e bateu o recorde histórico de calor desde 1911. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,3°C às 15 horas (Brasília), mas este valor poderá subir na nova leitura que será feita às 21 horas (Brasília). 

O recorde de calor histórico anterior em Cuiabá era de 42,2°C em 6 de outubro de 1940.

 

O valor de temperatura máxima de 16 de setembro foi o maior para o ano de 2019 e também a mais alta temperatura já observada em Cuiabá em 108 ano de medições. A estação meteorológica operada pelo INMET que fez a medição começou a funcionar em 1/1/ 1911.

 

Semana acima de 40°C

A população de Cuiabá vai continuar sentido o calor acima dos 40°C pelo menos até o próximo sábado, 21 de setembro. Tem previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde do dia 19, mas até lá, não se pode descartar a chance de um novo recorde de calor.

 

Quarentona

Cuiabá, junto com Palmas, capital do Tocantins, Rio De Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro e Teresina, capital do Piauí, podem ser chamadas de “capitais quarentonas” porque praticamente todos os anos registram 40°C ou mais pelo menos uma vez. 

Este ano, a temperatura já chegou aos 41,2°C em 3 de janeiro no Rio de Janeiro e aos 41,9°C em Palmas, em 13 de setembro.

 

 

Foto de Antonio Carlos da Silva Pereira, Cuiabá (MT) Logo Deutsche Welle Deutsche Welle

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias