Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva no Sul do Brasil nesta terça

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)

4 min de leitura

Oferecido por

Grandes áreas de instabilidade se espalharam sobre o Rio Grande do Sul  na segunda-feira, 4 de novembro. A chuva voltou a cair forte e volumosa e em 12 horas choveu mais de 50 mm em diferentes regiões do estado. 

 

 

Confira alguns volumes elevados de chuva registrados pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - entre 6 horas e 18 horas de 4/11/2019

 

São Vicente do Sul: 77,4 mm

Serafina Correa: 59,0 mm

Soledade: 54,8 mm

Quaraí: 54,4 mm

Uruguaiana: 54,0 mm

São Luiz Gonzaga: 53,6 mm

Vacaria: 51,8 mm

 

Terça-feira com alerta para temporais

Vários fatores meteorológicos vão contribuir para a formação de chuva no Sul do País nesta terça-feira, 5 de novembro, dentre eles: um sistema de baixa pressão atmosférica que está sobre a Argentina e o Paraguai,  um cavado atmosférico e a uma frente fria que se desloca sobre alto mar, na altura da costa do Rio Grande do Sul. Áreas dos três estados da Região têm risco de temporais.

 

A Campanha e todo o sul do Rio Grande do Sul, vai ter um dia de sol entre muitas nuvens e sem chuva. Apenas o litoral no extremo sul do estado ainda pode ter garoa pela manhã.

Para as outras regiões gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre ,  é de chuva a qualquer hora durante a madrugada e pela manhã, mas ao longo da tarde a chuva diminui e sol deve aparecer entre muitas nuvens.

 

Áreas com possibilidade de chuva ao longo de todo o dia

As áreas de instabilidade que se espalham sobre a Região Sul vão provocar chuva volumosa em algumas regiões. Para o noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, a previsão é de um dia nublado e muito chuvoso. Grandes volumes de água devem ser acumulados até o fim do dia.

 

Nas demais áreas de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, e do Paraná,  incluindo Curitiba, o tempo também fica muito instável , com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Há risco de chuva forte e de rajadas de vento fortes.

 

 

Áreas em estado de alerta e atenção

A região de Porto Alegre, Santa Maria e São Luís Gonzaga estão em atenção, com risco de chuva isolada com moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento.

 

O norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e do Paraná estão em alerta com risco de temporais, com rajadas de vento de até 100 km/h. 

 

 

Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)

 

Quarta-feira com mais chuva em SC e no PR

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, a chuva vai diminuir no Rio Grande do Sul.  Para o centro, sul e o leste do estado tem previsão de sol forte. Só o litoral norte gaúcho terá muitas nuvens, mas com períodos de sol.

A previsão para o norte gaúcho, o sul e oeste catarinense e o noroeste paranaense é de sol pela manhã com pancadas de chuva a partir da tarde. Na região do Paraná a chuva será forte e volumosa. Nas outras áreas do Sul há previsão de chuva a qualquer momento, intercalada com períodos de muita nebulosidade e poucas aberturas de sol. No litoral do Paraná a quarta deve ser chuvosa. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias