Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte no Espírito Santo nesta terça

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Danilo Wandel Rei, Pedro Canário (ES)

4 min de leitura

Oferecido por

A chuva voltou a cair pesada sobre áreas do Espírito Santo, inclusive sobre municípios da Grande Vitória. Em apenas 6 horas choveu mais de 100 mm em algumas localidades.

 

Em São Mateus, no norte capixaba, choveu 62,2 mm em 1 hora. O acumulado de 2 horas, entre 14 horas e 16 horas, foi de 94,6 mm. O total até 20 horas chegava aos 101,0 mm.

Na Grande Vitória, em Fundão/São José, choveu 114,6 mm em apenas 3 horas, entre 17h20 e 20h20. No mesmo período choveu 65,6 mm em Vila Pavão, 80,2 mm em Ibiraçu, 47,9 mm em Cariacica. 

Em Vila Pavão, o acumulado em 6 horas, entre 15h20 e 20h20 foi de 122,0 mm.

Em Vila Velha, uma forte pancada de chuva no começo da noite deixou 26,6 mm de chuva acumulados.

 

Risco de chuva forte nesta terça

A circulação de ventos sobre o Brasil mantém nuvens carregadas sobre o Espírito Santo nesta terça-feira, 27 de janeiro. Todo o estado tem um dia com muita nebulosidade e pode chover a qualquer hora. Várias pancadas de chuva ocorrem no decorrer do dia vezes e algumas podem ser moderadas a fortes.

 

 

Foto de Danilo Wandel Rei, Pedro Canário (ES)

 

Dias com sol à vista

As condições para chuva diminuem durante a quarta-feira, 29 de janeiro. Pancadas de chuva ainda poderão ocorrer em todas as regiões do estado, mas o tempo seco e o sol já devem predominar no norte do estado no decorrer da tarde.

Uma massa de ar seco ganha força sobre o Espírito Santo no fim da semana e mantém as nuvens carregadas afastadas por alguns dias. Entre a quinta-feira e o sábado, 2 de fevereiro, o Espírito Santo terá dias de sol forte e calor, sem previsão de chuva.

 

Atenção para o retorno da chuva volumosa

Os capixabas ainda devem ter problemas com a chuva no mês de fevereiro. A previsão é de que a ZCAS (a Zona de Convergência do Atlântico Sul) se organize mais duas vezes em fevereiro: uma na primeira semana de fevereiro e outra no fim do mês. 

Assim, no decorrer da próxima semana, as áreas de nuvens carregadas devem voltar a atuar sobre o Espírito Santo e há risco de novos eventos de chuva forte. Há risco de chuva forte também sobre a Grande Vitória. 

A chuva volta a se intensificar também sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais. Assim, há uma preocupação com a elevação dos rios da bacia do rio Doce. Como já choveu muito sobre o Espírito Santo, o solo já tem muita água acumulada e alguns rios e córregos devem estar com níveis acima do normal para esta época. Por isso, o risco novas enchentes e deslizamentos volta a aumentar.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias