Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria ainda provoca chuva em BH neste domingo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Jose Simões, Belo Horizonte (MG)

3 min de leitura

Oferecido por

O deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo intensificou áreas de instabilidade sobre Minas Gerais e a chuva voltou a cair forte em áreas da Grande Belo Horizonte. Segundo O INMET, na região da estação meteorológica localizada no bairro de Santo Agostinho choveu 80,7 mm entre 9 horas do dia 20 e 9 horas de 21 de março. É um grande volume de água e representa 41% da média de chuva normal para todo o mês de março!

 

 

Chuva de março supera a média

O total acumulado desde o início do mês subiu para 255,2 mm e supera em 29% a média de chuva para março que é de 198,0 mm.
As áreas de instabilidade continuam ativas sobre quase todas as regiões de Minas Gerais neste primeiro fim de semana de outono. Ainda há condições para chuva moderada a forte até noite deste sábado e durante o domingo na região da capital mineira.

 

 

Ar seco avança sobre MG

A previsão para os próximos dias indica a entrada de um ar mais seco sobre Minas Gerais durante a segunda-feira, o que deve enfraquecer bastante as áreas de instabilidade. A Grande BH deve ficar com muitas nuvens mas baixa chance de chuva entre a segunda e a quinta-feira da próxima semana.

 

 

 

Foto de Flavio Araujo, Belo Horizonte (MG)

 

 

Um verão histórico

Belo Horizonte está saindo de um verão histórico: nunca choveu tanto sobre a capital mineira como no verão de 2020. Somente em janeiro foram despejados 935,2 mm de chuva sobre a cidade, o que representa quase 60% da média de chuva para um ano inteiro!

Foi o maior volume de chuva em um mês sobre Belo Horizonte em 110 anos de medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia, na região de Santo Agostinho.

Em fevereiro, segundo o INMET, Belo Horizonte acumulou 392 mm de chuva. Este valor é preliminar, mas já coloca fevereiro de 2020 entre os 10 mais chuvosos desde o início das medições, em 1910.

O mês de março já soma 255,2 mm em 21 dias. O total de chuva em 2020 sobre Belo Horizonte era de aproximadamente 1582 mm, até 9 horas do dia 21 de março, faltando muito pouco para atingir a média de chuva anual, que é de aproximadamente 1603 mm.

 

 

Confira previsão para o outono 2020 na Região Sudeste

 

Podcast: O que esperar do outono 2020?

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias