Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Novo recorde de menor temperatura no BR na serra de SC 

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

4 min de leitura

Oferecido por

A parte mais elevada da serra catarinense e da serra gaúcha são as regiões mais frias do Brasil. É lá que estão as cidades de Urupema, Urubici, São Joaquim e São José dos Ausente, onde normalmente observamos as menores temperaturas do país.



Um novo recorde de menor temperatura no Brasil em 2020 foi estabelecido nesta sexta-feira, 15 de maio. A medição do Epagri-Ciram indicou 4,6°C negativos na região de Urupema/Parque Exposição e também em Bom Jardim da Serra/ Comunidade XV Dias. O recorde anterior de menor temperatura no Brasil em 2020, considerando apenas os registros do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri/Ciram era de -4,2°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias.



A nova massa de ar frio de origem polar que entrou no Sul do Brasil, com forte intensidade, casou a acentuada queda da temperatura nos estados. Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de -0,3°C em Vacaria. Em Santa Catarina,  a menor temperatura na sexta-feira, 15, foi de 1,1°C em São Joaquim. No Paraná, a menor temperatura foi de 2,2°C em General Carneiro.

 

Porto Alegre iguala recorde de frio deste ano

O INMET registrou 8,9°C de temperatura mínima nesta sexta, 15, em Porto Alegre. Este valor igualou o recorde de menor temperatura em 2020 já estabelecido em 8 de maio.

A tendência é de elevação da temperatura no fim de semana. As noites e o amanhecer ficam menos frios e não deve haver recorde.

 

Podcast: Pets podem pegar covid-19?

 

Ar seco e menos frio no fim de semana

O ar frio de origem ainda influencia a Região Sul do Brasil neste fim de semana.  A parte mais intensa desta massa de ar vai para o oceano e a tendência é de elevação da temperatura. As madrugadas e o amanhecer ainda serão frios neste fim de semana. Há condições para geada, mas apenas nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense.

 

Quarentena: dicas para garantir ambiente seguro para os idosos

 

Tempo seco

A passagem do ar polar deixou a Região Sul ainda mais seca.  Os níveis de umidade do ar vão baixar nos próximos dias não há condições para a chuva pelo menos até a próxima quarta-feira.  Até lá, o Sul do Brasil tem muito sol e o quadro de seca se agrava um pouco mais. 

 

A próxima frente fria prevista para o Sul do Brasil deve provocar chuva nos dias 21 e 22 de  maio.

 

Geada forte na serra de SC em 15/5/2020

A madrugada de 15/5/2020 foi gelada na serra catarinense e gaúcha, com temperaturas abaixo de 0°C. Com o frio intenso, a geada foi forte. 

As imagens são da região de São Joaquim, na serra de Santa Catarina.

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 Como está #otempodajanela aí? Participe!

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias