Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul do Brasil pode ter neve esta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

4 min de leitura

Oferecido por

Os primeiros dias de julho de 2020 reservam uma situação especial:  a neve pode a cair nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pela primeira vez neste ano.

 

A possibilidade de nevar está sendo considerada para a madrugada e manhã do dia 2 de julho de 2020.  Mas não há expectativa de uma grande nevada e nem de que o fenômeno aconteça em grande escala.   Se alguma precipitação de inverno ocorrer será em pequenas áreas, nos pontos mais elevados da serra gaúcha e catarinense.

 

Cidades catarinenses como Bom Jardim da Serra, Urubici,  Urupema, e gaúchas  São José dos Ausentes e Bom Jesus são candidatas a terem alguma precipitação de inverno pela primeira vez em 2020.

 

Mais ou menos nesta época, no ano passado, entre 5 e 6 de julho de 2019, o Sul do Brasil teve uma grande queda da neve.

 

 

 

 

Foto de São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

Quais as condições para nevar?

Chuva congelada,  neve,  e outras precipitações de inverno são fenômenos que exigem uma atmosfera muito fria e úmida para acontecer.  É preciso lembrar que precisamos da formação de nuvens e que dentro delas é que vão se desenvolver as precipitações de inverno .

 

No Sul do Brasil,  as precipitações de inverno ocorrem em geral quando temos um ciclone extratropical na Costa do Sul do Brasil e a entrada de ar frio de origem polar da Argentina 

 

Durante esta terça-feira 30 de junho  ocorre uma  frontogênese  ( formação de uma frente fria)  e ao mesmo tempo uma ciclogênese ( formação de um ciclone),  nesse caso,  um ciclone extratropical.

 

Uma forte queda da pressão atmosférica ocorre entre o Brasil, o Paraguai, Argentina e o Uruguai. Até a noite desta terça-feira, 30, a frente fria associada com o ciclone extratropical já terá se formado.  O ciclone se posiciona sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul,  enquanto o ar frio de origem polar  vai avançando para o norte da Argentina.

 

A função do ciclone extratropical é injetar umidade para  para sustentar a formação das nuvens.  Enquanto isso,  o ar frio de origem polar entrando sobre o Sul do Brasil vai esfriando a atmosfera.

 

A presença do ciclone extratropical será notada também durante a quarta-feira  Na quinta-feira,  2 de julho,  o ciclone se afasta para alto mar,  mas a circulação de ventos ainda vai favorecer a entrada de umidade sobre a serra gaúcha e catarinense.  

 

O centro do ar frio de origem polar estará entre o norte e o leste da Argentina durante a quarta-feira,  1 de julho,  jogando ar frio sobre o Sul do Brasil. Durante a quinta-feira 2 de julho, o centro do a frio estará próximo ao Rio Grande do Sul e a Uruguai longo do dia vai avançando sobre o Rio Grande do Sul. 

 

Assim durante o dia 2 de julho,  a expectativa é de que a atmosfera na região da serra gaúcha e catarinense já esteja bastante úmida e suficientemente fria para que haja formação de precipitações de inverno.

 

Conheça algumas precipitações de inverno

 

 

Alguns tipos de precipitação de inverno (Fonte NOAA/NWS)

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias