Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Outubro começa com calor extremo no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Dolores Klassen, Colônia Nova (RS)

4 min de leitura

Oferecido por

No decorrer desta quinta-feira, nuvens de carregadas crescem sobre o Rio Grande do Sul com a chegada de uma frente fria. 

Grandes nuvens com potencial para temporais se formam sobre a Região Norte e em alguns locais do norte de Mato Grosso. Mas a chuva cai em pequenas áreas e não resolve o problema de queimadas

 

 

Foto de Dolores Klassen, Colônia Nova (RS)

 

 

 

Previsão do tempo para 1/10/2020, quinta-feira

Outubro começa com muito sol, muito calor e ar bastante seco em quase todo o Brasil. Mas uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e por lá tem previsão de muitas nuvens e chuva forte. Só não deve chover no norte gaúcho, mas Porto Alegre por ter chuva forte.

Chove de forma passageira no litoral leste do Nordeste, desde o sul da Bahia até Natal.

Pancadas de chuva  com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite em quase toda a Região norte.  O tempo fica seco no leste do Pará e no Tocantins.

 

Pode chover rapidamente à tarde em alguns locais do Sul de Minas Gerais, da Zona da Mata Mineira, do Sul Fluminense e no Vale do Paraíba e na Mantiqueira, em São Paulo

 

mapa-previsao-0110 

 

Outubro começa com calor extremo sobre o Brasil

Uma forte e grande onda de calor continua atuando sobre o Brasil. Os efeitos deste sistema são sentidos especialmente no Centro-Oeste, no Sudeste e agora também no Sul do Brasil, onde ontem a temperatura passou dos 40°C no Paraná.

Nesta quinta-feira, 1 de outubro,  temperaturas de 40°C a 44°C poderão observadas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio De Janeiro e Paraná.

As capitais São Paulo, Cuiabá, Campo Grande e Curitiba podem estabelecer novos recordes históricos de calor. 

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Alerta para temporais no centro-oeste e sul do Amazonas.  Nas outras regiões do Amazonas, no Acre, em  Rondônia, Roraima, no centro-norte e oeste do Pará, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento..

 

Alerta para temporais no sul do Rio Grande do Sul. Na Grande Porto Alegre e no sudoeste gaúcho há risco de chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento por vezes fortes.

 

Situação de emergência para ar muito seco, com umidade relativa do ar abaixo de 12% no centro-sul de Goiás, em todo o Mato Grosso do Sul, no sul/sudeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, no oeste/noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no norte/noroeste do Paraná.

Mas em áreas do Curitiba, no sul do Paraná, no interior de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul, a umidade no ar pode chegar a 30%.

Na maioria das áreas do interior do Sudeste, na maior parte do Centro-Oeste e do Nordeste, a umidade no ar nesta quinta-feira entre 10% e 20 %

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias