Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Atenção para o mar muito agitado no Sul e no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Uma forte agitação marítima está sendo esperada nos últimos dias de maio e nos primeiros dias de junho na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.

 

A elevação das ondas começa a ocorrer já durante este fim de semana, 27 e 28 de maio, na costa da Região Sul do Brasil, por causa dos ventos fortes causados por um sistema de alta pressão atmosférica, de origem polar, que estará centrado no leste da Argentina e no Uruguai.

 

 

Foto: Francisco de Paulo S. Machado - Saquarema -RJ

 

O deslocamento deste centro de alta pressão continua estimulando o aumento da agitação marítima no começo da próxima semana e, durante a segunda-feira, uma rápida e grande elevação das ondas se espalha pelo litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro.

 


Mas a partir do dia 31 de maio, quarta-feira, a expectativa é de formação de um grande ciclone extratropical que então se deslocará próximo à costa da Região Sudeste nos primeiros dias de junho de 2023.

A passagem deste ciclone extratropical vai causar ventania sobre o oceano, gerando grandes ondas que avançam posteriormente para o litoral do Sul e do Sudeste. É muito provável que tenhamos fortes ressacas nos prim

 


Previsão da altura das ondas para o Sul e Sudeste

 

Confira a previsão preliminar da altura das ondas esperada para as áreas litorâneas do sul e do sudeste do Brasil entre os dias 27 de maio e 4 de junho de 2023

 


27 de maio - sábado

 

As ondas devem variar de 1,0 a 1,5 metros em todo o litoral do Sudeste.

No litoral do Paraná e de Santa Catarina, as ondas ficam em torno de 1,0 metro

O mar sobe no Rio Grande do Sul ao longo do dia e à noite, as ondas podem chegar a 2,5 metros

 


28 de maio - domingo

 

O mar sobe em toda a costa da Região Sul do Brasil e fica bastante agitado. Ondas de 2,5 a 3,0 m se espalham pelo litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no decorrer do dia. No litoral do Paraná, a agitação marítima aumenta muito durante a noite com ondas de até 2 metros.

 


29 de maio - segunda-feira

 

No decorrer do dia, a forte agitação marítima se espalha pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ondas de 2,5 a 3,0 m podem ocorrer já pela manhã no litoral paulista. No litoral do Rio de Janeiro, ondas de 2,5 a 3,0 m também devem ocorrer durante a tarde e na noite da segunda-feira. No litoral norte fluminense, o mar vai ficando agitado durante a noite e as ondas podem chegar até 2,0 metros.

 

O mar fica relativamente baixo no litoral do Espírito Santo, com ondas em torno de 1,0 metro.

 

No litoral da Região Sul, o mar fica agitado na segunda-feira, com ondas de 2,0m a 2,5 metros

 


30 de maio - terça-feira

 

Durante a terça-feira, 30 de maio, a agitação marítima mais intensa se afasta da costa do Sul e do Sudeste do Brasil. As ondas diminuem,  com forte ondulação de sul. Ondas de 2,0 a 2,5 m ainda poderão ocorrer no litoral do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo. Nas outras áreas paulistas e no Espírito Santo, e em todo o litoral da Região Sul, as ondas variam de 2,0m a 1,5  metros

 


31 de maio - quarta-feira

 

No decorrer da quarta-feira, 31 de maio, o mar segue alto em toda costa Sul e Sudeste do Brasil, mas a altura das ondas diminui no litoral da Região Sul, com picos máximos de 2,0 metros na madrugada e pela manhã. As ondas diminuem durante a tarde.

 

Mas no litoral da Região Sudeste, a altura das ondas ainda deve alcançar picos de 2,5 m no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo, e de até 1,5 a 2 m no litoral do Espírito Santo.

 

 

1 de junho - quinta-feira

 

Durante a quinta-feira, 1 de junho, o litoral do Rio Grande do Sul terá ondas de 1,0 a 1,5 m. No litoral de Santa Catarina e do Paraná as ondas devem ficar entre 1,5 e 2,0 metros.

 

Já na costa da Região Sudeste, o mar  segue alto, com ondas de 1,5 a 2,0 m no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, de 1,0 a 1,5 m no litoral capixaba.

 


 2 de junho - sexta-feira

 

Durante a sexta-feira, 2 de junho, as ondas devem aumentar um pouco mais, especialmente no litoral do Rio de Janeiro, com picos que podem chegar a 2,5 metros até a noite.

No litoral de São Paulo e também da Região Sul, as ondas devem variar de 1,5 a 2 metros. No litoral do Espírito Santo, o mar tende a baixar e as ondas não devem passar de 1,5 metros .

 


3 de junho - sábado

 

Durante o sábado, 3 de junho, ainda por efeito do deslocamento do ciclone extratropical pela costa da Região Sudeste, ocorre uma nova elevação das ondas ao longo do litoral do Sul e do Sudeste do Brasil. 

As ondas mais altas devem ser observadas no litoral do Rio de Janeiro, variando de 2,5 a 3 metros.

No litoral de São Paulo e da Região Sul as ondas devem variar de 2,0 a 2,5 metros

No litoral do Espírito Santo, o mar não sobe muito e as ondas devem ficar em torno de 1,5 metros

 

Durante o domingo, 4 de junho, já sem influência do ciclone extratropical as ondas diminuem rapidamente na costa do sul e do Sudeste do Brasil.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias