Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuvas acima da média no Norte: alívio e alerta de temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Fonte - Vinicius Ramalh Tupinamba

4 min de leitura

Oferecido por

O mês de dezembro está encerrando de forma promissora para os estados do Norte do Brasil, que têm enfrentado uma intensa crise de seca. A região, historicamente castigada pela escassez de chuvas em anos de El Niño, tem experimentado um aumento significativo nos índices pluviométricos, especialmente no Amazonas, o maior estado e mais impactado pela estiagem.

 

Chuvas acima da média trazem alívio, mas variabilidade preocupa


O destaque vai para a mudança no padrão tempo para dezembro, com chuvas acima da média em vários estados da região. No entanto, a variabilidade persiste, afetando diferentes localidades de maneira distinta. Esse fenômeno, caracterizado por chuvas isoladas, é acentuado em anos de El Niño, agravando a situação climática.

 

Amazonas registra aumento nos índices pluviométricos


O estado do Amazonas, que enfrenta os impactos mais severos da seca, viu um alívio considerável com as chuvas de dezembro. Em Manaus, a capital, foram registrados 281mm, superando a média mensal de 253.2mm. Outras cidades também apresentaram aumento, como Manicoré, com 309mm (média 285.2mm), e Tefé, com 213mm (média 210mm).

 

Previsão para os próximos dias alerta para temporais


A previsão meteorológica para os próximos dias destaca a continuidade das chuvas, especialmente na faixa entre o noroeste do Amazonas, sudoeste de Roraima e oeste do Pará. Essa região pode enfrentar condições de muita nebulosidade, chuvas intensas e poucas aberturas de sol, com alertas para temporais.

 

Quinta-feira: Chuva intensificada na região noroeste do Amazonas, sudoeste de Roraima e oeste do Pará. Possibilidade de temporais.
Sexta-feira: Sol predominante na maioria das regiões, mas com previsão de pancadas de chuva isoladas, especialmente no sul de Rondônia e sudoeste do Pará. Alerta para temporais.
Sábado: Condição semelhante, com sol predominante, mas pancadas de chuva previstas entre a tarde e a noite. Destaque para o sul de Rondônia, sudoeste do Pará e central/sul do Amapá.

Domingo: Véspera de ano novo com muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol no noroeste do Amazonas e sudeste do Pará. Alerta para temporais nessas áreas. Pancadas isoladas de chuva em outras regiões.


Segunda-feira de Ano Novo: Continuidade das chuvas intensas em partes do Amazonas e Pará


Na segunda-feira, a chuva continua intensificada na faixa norte do Amazonas, incluindo a capital Manaus, e na região central e leste do Pará. Nessas áreas, a condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Para o restante da região, sol predominante, com previsão de pancadas isoladas de chuva durante a tarde e noite, devido à alta umidade e forte aquecimento diurno.

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do Clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique Aqui

 

#Norte #chuva #temporais #Anonovo

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias