Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão janeiro/2024: confira a tendência por Regiões do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

A virada para 2024 começa com condições de chuva já em grande parte do país, mas, teremos ao longo do mês de janeiro condições diferentes. A tendência é de diminuição da chuva sobre a Região Sul do país, com o aumento das precipitações na maioria do Sudeste. Os acumulados, ainda, tendem a ficar abaixo da média em parte do Centro-Oeste e também no Nordeste Brasileiro. No Norte, situação que pode voltar a ser preocupante na região da Amazônia devido à baixa condição para chuva significativa no decorrer do mês.

 

Confira a tendência completa por Regiões!

 

Região Sul

 

Em janeiro a chuva diminui na Região Sul do país e fica mais concentrada em áreas do Paraná (norte e oeste), além do oeste do Rio Grande do Sul; nestas áreas, os volumes tendem a ficar entre a média e um pouco acima da média histórica. Nas outras regiões a expectativa é de volumes um pouco abaixo da normalidade, em decorrência da natureza das chuvas, que passam a ser provocadas majoritariamente pela ação do calor e da alta umidade, na forma de pancadas, mal distribuídas.

 

Entre o leste de SC e o litoral do PR a chuva tem comportamento mais irregular. Ainda há risco de temporais, especialmente nas áreas de fronteira com a Argentina e o Uruguai, no sul e oeste do RS, região que terá maior variação térmica em relação às outras áreas. O calor aumenta em toda a região e a temperatura fica acima da média, com possibilidade de calor intenso principalmente no norte e oeste do PR, meio-oeste de SC e noroeste do RS.

 

No centro-sul gaúcho, apesar dos dias quentes, a temperatura tende a ficar próxima da normalidade. O calor, por vezes, vem acompanhado de baixos índices de umidade relativa do ar (abaixo de 30%).

 

brasil (1)

Mapa de precipitação - Janeiro 2024 - Climatempo

 

Região Sudeste

 

Em janeiro a chuva aumenta na maioria das áreas, e grande parte das chuvas ainda ocorre por influência do calor e da umidade elevada, na forma de pancadas e temporais isolados. Os acumulados ficam um pouco acima da média na maior parte de MG e ES, além do norte do RJ; alguns corredores de umidade provocam chuvas volumosas nestas áreas.

 

Em SP os volumes de chuva são superiores aos normais em alguns pontos do oeste do estado, mas em grande parte do interior e na Grande SP os desvios não são tão significativos, embora o estado deva ter um comportamento mais irregular comparado às outras áreas do Sudeste. Na faixa litorânea de SP, além do sul do estado do RJ - incluindo a capital e a região dos Lagos, a chuva fica um pouco abaixo da média, e ocorre de forma mais isolada.

 

As temperaturas seguem acima da média histórica em todas as regiões, mas prevalecem condições de tempo abafado, especialmente no centro-leste de MG e ES; em SP, principalmente no oeste, alguns dias terão calor intenso e umidade baixa. No litoral de SP e RJ os dias de calor intenso são mais frequentes.

 

Região Centro-Oeste

 

Ao longo de janeiro a chuva aumenta sobre grande parte de GO (exceto o oeste do estado) e DF, onde as pancadas de chuva serão bastante frequentes, com eventual atuação de corredores de umidade. Nestas áreas, os volumes ficam entre a média e um pouco acima da normalidade. Os acumulados continuam abaixo da média em no sul, leste e norte do MT e em quase todo MS, com destaque para a região do Pantanal, onde os desvios serão mais expressivos.

 

Em áreas do centro e oeste do MT, os volumes de chuva ficam dentro da normalidade, mas são esperados poucos dias de invernada, com chuvas distribuídas de forma mais irregular. As temperaturas ficam altas e acima da média em todas as áreas, especialmente no oeste da região, nas áreas fronteiriças com a Bolívia e o Paraguai. Em GO e DF o tempo fica abafado, com calor e umidade elevada. No MS são esperados dias de calor intenso, com baixos índices de umidade do ar.

 

 

brasil

Mapa de temperatura - Janeiro 2024 - Climatempo

 

Região Nordeste

 

O norte da Região continua com condições mais secas que o normal, com volumes de chuva abaixo da média na faixa que vai do MA até o oeste do RN e da PB. Chuvas abaixo da média também no extremo norte da BA. Na costa norte as chuvas aumentam, mas são menos frequentes devido à menor atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mesmo com o sistema em sua posição normal. Nestas áreas o calor é intenso e a temperatura fica acima da média.

 

A umidade aumenta em toda a BA e em toda a faixa litorânea até o RN, e nestas áreas os volumes de chuva ficam acima da média. Grande parte das chuvas ocorrerá por consequência do calor e da umidade alta, mas aumentam as condições para corredores de umidade mais prolongados entre o sul do PI e o oeste/sul da BA. A temperatura continua acima da média em todas as áreas; na BA prevalecem condições de tempo abafado, mas alguns dias serão de calor intenso, especialmente no centro-leste do estado.

 

Região Norte

 

Com a entrada de menos umidade do oceano em direção à região Amazônica, os volumes de chuva continuam abaixo da média histórica na maior parte da região Norte, especialmente entre o norte do PA e leste do AM. A chuva aumenta um pouco somente no sul da região, entre o AC, RO e sul do PA, além do oeste do AM, mas mesmo nestas áreas os acumulados ficam um pouco abaixo da média. No extremo sul de TO os acumulados ficam ligeiramente superiores aos normais, pois a região terá maior influência de corredores de umidade. Com relação às temperaturas, elas continuam mais altas que o normal, com alguns dias de calor intenso, mas grande parte dos dias terá tempo mais abafado.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias