Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Janeiro com previsão de mais chuva no Norte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Risco de chuva forte no Sul, em SP e em MS (Foto: getty images)

5 min de leitura

Oferecido por

O norte do Brasil iniciou 2024 sob uma sequência de chuvas significativas, marcando um contraste após um dezembro chuvoso em grande parte dos municípios. Janeiro, por sua vez, não decepcionou. O mês começou com a forte influência de dois sistemas meteorológicos distintos, contribuindo para a manutenção do regime de chuvas na região.

 

O fenômeno da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) iniciou sua atuação em meados de dezembro no Amapá, elevando consideravelmente os volumes de chuva no estado. Vale ressaltar que a região enfrentava uma crise hídrica e impactos severos de queimadas durante a primavera. Com a chegada da ZCIT, as chuvas retornaram, e nos primeiros 10 dias de janeiro, acumulados significativos já superam os 100 milímetros em algumas localidades, como Itaubal (AP), Porto Grande (AP) e Macapá (AP).

 

Outras regiões do norte, que sofreram com a seca devido à atuação do fenômeno El Niño e águas do Atlântico Norte aquecidas, também estão se recuperando. Dezembro foi um mês de restauração para boa parte da região, e janeiro começou de forma auspiciosa.

 

A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) impulsionou ainda mais as chuvas nos primeiros 10 dias de janeiro. Localidades como Boca do Acre (AM) com 285mm, UHE Samuel Rio Massangana (RO) com 117.4mm, Boa Vista do Ramos (AM) com 180mm, Senador José Porfírio (PA) com 193.8mm, Noemia Gomes de Morais (PA) com 158.3mm, Abaetetuba (PA) com 283.4mm, Belém (PA) com 241mm e Gurupi (TO) com 203mm registraram volumes expressivos.

 

Previsão para os próximos dias

 

O cenário futuro é otimista para os estados da região. A ZCIT deverá continuar atuando ao longo do verão sobre o Amapá e partes dos estados do Pará, influenciando o tempo. A primeira ZCAS do ano já se desconfigurou, mas os acumulados permanecem elevados em várias regiões.

 

Terça-feira

 

Condição de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol em áreas do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins, com alerta para temporais. Nas demais regiões, como oeste do Acre, norte do Amazonas e norte do Pará, o sol predomina ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Destaque para o Amapá, onde a condição será de muita nebulosidade e chuva na faixa nordeste do estado. Para o restante das regiões, sol predomina na maior parte do dia e pancadas isoladas no final da tarde início da noite.


Quarta-feira

 

Manutenção da condição em grande parte da região, com destaque para temporais que avançam sobre o Amazonas. Alerta para muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol em áreas do sul do Pará, sudoeste do Tocantins e leste de Rondônia. Nas demais regiões, o sol predomina ao longo do dia, com pancadas isoladas entre a tarde e a noite.


Quinta-feira

 

Redução da intensidade das chuvas na região, com predomínio do sol em várias localidades. Pancadas típicas da região entre a tarde e a noite em estados como Acre, Rondônia, Pará, Tocantins, Amazonas, Roraima e Amapá. Atenção para a faixa norte do Amazonas, com muita nebulosidade, chuva e alerta para temporais.


Sexta-feira

 

Continuação de chuvas intensificadas no norte do Amazonas e avanço sobre o sul de Roraima. Destaque para a influência da ZCIT no centro do Amapá e nordeste do Pará, com muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Sol predominante em outras áreas, com previsão de pancadas isoladas no final da tarde e início da noite.

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do Clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk. Clique aqui

 

#clima #tempo #chuva #norte #recuperação #balanço

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias