Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Possibilidade de formação de ciclone na costa do Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria se afasta no mar, na altura do Rio De Janeiro, mas, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai concentrar ar úmido sobre a Região Sudeste e muitas nuvens carregadas crescem em todos os estados. 

 

Tem muita chuva prevista para os estados do Sudeste até o domingo, 18 de fevereiro, mesmo com o afastamento desta frente fria para o alto-mar. A circulação ciclônica de ventos vai predominar na maior parte do Sudeste nos próximos dias, mantendo as condições favoráveis para o crescimento de nuvens carregadas.

 


Possibilidade de formação de ciclone

 

Uma baixa pressão atmosférica se forma sobre o mar nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, na costa do Rio de Janeiro, e vai ajudar a aumentar a chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo


Mas esta baixa pressão atmosférica está chamando a atenção dos meteorologistas por vários motivos. Este sistema poderá se intensificar e gerar um ciclone independente, sem estar associado a nenhuma frente fria.


Várias simulações atmosféricas feitas em super computadores indicam que a pressão do ar vai baixar muito até o domingo, alcançando valores um pouco abaixo de 1000 hectopascais. Além disso, a circulação ciclônica de ventos (horária no Hemisfério Sul) deve se manter completamente fechada, com giro de 360 graus, desde o nível de superfície até cerca de 5 km de altitude. Em alguns dias, esta circulação horária completa é indicada até em 10 km de altitude.

 

Mesmo se formando sobre o alto-mar, este tipo de baixa pressão atmosférica é potencialmente perigosa porque gera ventos fortes e estimula a formação de nuvens de temporal.

 

 

Divergências de simulações computadorizadas


Por enquanto, as simulações atmosféricas de vários modelos meteorológicos estão apontando para evoluções diferentes desta baixa pressão atmosférica. O modelo americano (GFS) vê uma pressão do ar muito mais baixa do que o modelo europeu (ECMWF). A posição e o movimento da baixa pressão também são muito diferente entre as duas simulações.

 

 

Posição e intensidade da baixa pressão atmosférica do modelo ECMWF para 21h de 15/2/24

 

Posição e intensidade da baixa pressão atmosférica do modelo GFS para 21h de 15/2/24

 

 

Posição e intensidade da baixa pressão atmosférica do modelo ECMWF para 2h de 18/2/24

 

Posição de intensidade da baixa pressão atmosférica do modelo GFS para 2h de 18/2/24


Estas divergências ocorrem diariamente e a ponderação entre as simulações, avaliando estas diferenças, é parte do trabalho dos meteorologistas que fazem previsão do tempo.


Mas optar por uma solução ou outra vai resultar em previsões do tempo diferentes. Se a baixa pressão for intensa, o vento será intenso e a chuva também. Mas se a pressão do ar não for muito baixa, as rajadas de vento não serão muito fortes. Os efeitos no continente também serão diferentes dependendo da proximidade da baixa pressão.

 

 

Alerta da Marinha do Brasil

 

Nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, emitiu uma nota técnica alertando para a possibilidade de formação de um ciclone sobre o mar, a aproximadamente 235 km a sudeste da cidade de Arraial do Cabo, na região dos Lagos, no litoral do estado do Rio de Janeiro. Leia a nota completa aqui.

 

Há uma possibilidade de que este ciclone se intensifique e se transforme em uma Tempestade Subtropical. Se isto ocorrer, este ciclone será batizado de Akará, que é uma espécie de peixe. As tempestades subtropicais são associadas a rajadas de vento com até 83 km/h.


Por enquanto tudo isso é só uma possibilidade. A Climatempo vai acompanhar a evolução da pressão do ar na costa fluminense nos próximos dias e informar a população, de forma clara, sobre este ciclone.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias