Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone extratropical, subtropical e tropical: qual a diferença?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Existem ciclones tropicais, ciclones subtropicais e ciclones extratropicais. Todos eles são sistemas de baixa pressão atmosférica onde o ar se movimenta no sentido horário, no Hemisfério Sul, e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Ciclones são associados com grandes áreas de nuvens carregadas que provocam chuva intensa. A diferença de pressão atmosférica entre o centro do sistema e a porção mais externa aumenta a velocidade do vento.

 

Ciclone extratropical no Sul do Brasil em imagem feita pelo satélite GOES 16 no canal de vapor de água, em 24/5/19


O que é um ciclone?

 

Quando os meteorologistas analisam a pressão atmosférica, em vários níveis da atmosfera, podem eventualmente encontrar regiões onde a pressão atmosférica está baixa, em relação a outras áreas próximas, desde a superfície até níveis médios, 3 a 5 km, e mais elevados da atmosfera, acima de 5 km. Os ventos nessas regiões giram no sentido horário, no Hemisfério Sul, formando um círculo completo.

 

Os ciclones são estas regiões de baixa pressão atmosférica alinhadas, da superfície até níveis mais elevados da atmosfera. 

 


Quais as diferenças entre ciclone extratropical, subtropical e tropical?


A principal diferença prática para previsão do tempo entre estes tipos, é que o ciclone extratropical está associado com frente fria e frente quente, causando padrões de tempo distintos nessas duas regiões. Os ciclones subtropical e tropical não têm frente fria associada.  

 

 

Relação dos ciclones extratropical, subtropical e tropical com frente fria (Arte: Climatempo)


Um ciclone subtropical pode ser uma depressão subtropical e que com o passar das horas evolui para uma tempestade subtropical. Um ciclone tropical pode ser uma depressão tropical, que pode se intensificar e gerar uma tempestade tropical. A tempestade tropical pode ficar mais forte e gerar um furacão. 

 

Quando ocorre um ciclone subtropical ou tropical significa que, na região onde está sendo observado o fenômeno, existe água quente, que a circulação ciclônica dos ventos (sentido horário no Hemisfério Sul) 

 


A temperatura do interior define o tipo de ciclone


Uma das diferenças mais importantes entre os ciclones tropicais, subtropicais e extratropicais é a temperatura no seu centro. Próximo da superfície, o centro dos ciclones extratropicais é mais frio do que atmosfera ao redor, enquanto que o centro dos ciclones subtropicais é mais quente do que a atmosfera ao redor. Isso deixa a atmosfera mais instável e aumenta as condições para ocorrência de tempestades severas. 

 

 

Diferenças da estrutura vertical de temperatura entre ciclones extratropical, subtropical e tropical (Arte: Climatempo)

 


Diferenças na variação da pressão com a altitude


Todos os ciclones acontecem em regiões da atmosfera onde ocorre uma acentuada queda da pressão do ar. Uma característica marcante dos ciclones subtropicais e tropicais é que os núcleos de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera ficam sobrepostos, como se estivessem “empilhados” um sobre o outro, desde a superfície até níveis mais altos da atmosfera.

 

O "giro" do ciclone próximo da superfície está alinhado com o giro que ocorre a 3 km de altura, e também com o giro que ocorre a 5 km de altura, e assim sucessivamente. Os centros de baixa pressão dos ciclones extratropicais, por outro lado, não são alinhados na vertical. As áreas de baixa pressão em altitude ficam deslocadas para leste em relação ao centro de baixa em superfície. 

 

 

Tempestade subtropical Arani em 15/3/2011 é representada pela grande massa de nuvens carregadas sobre o mar, na costa do ES


Por que os ciclones tropicais e subtropicais são raros no Brasil?

 

Os ciclones extratropicais são fenômenos meteorológicos muito comuns na América do Sul. Eles podem observados quase que diariamente, ao longo de todo o ano, embora só alguns atuem próximos do Brasil. 

 

 

Os ciclones extratropicais são comuns porque seus ingredientes fundamentais para sua formação, que são a variação de temperatura na horizontal perto da superfície e as frentes frias ocorrem frequentemente na atmosfera.

 

Os ciclones subtropicais e tropicais precisam de três ingredientes básicos para a sua formação: alta temperatura da superfície do mar, muita umidade próximo da superfície, e um ciclone frio ocorrendo também nos médios níveis da atmosfera (em cerca de 5 km de altura). 

 

Porém, não é sempre que a temperatura da superfície do mar está suficientemente alta, não é sempre que existe umidade suficiente na região e não é sempre que um ciclone frio ocorre a 5 km de altura. Então, a ocorrência desses 3 fatores, ao mesmo tempo, e em posições favoráveis, não é muito comum e por isso os ciclones subtropicais e os tropicais são raros na costa brasileira.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias