Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais ganham força no interior do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Uma combinação de fatores meteorológicos está promovendo a intensificação das chuvas no interior do Brasil ao longo desta semana, com destaque para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A previsão indica um cenário de instabilidade que pode perdurar até o fim da semana, deixando diversos estados em alerta para temporais.

 

 

 

Intensificação das chuvas: um fenômeno meteorológico em evidência

 

A intensificação das chuvas se deve à combinação de vários elementos. O fluxo intenso de umidade vindo do Norte do país, aliado ao forte calor característico das regiões interioranas, cria condições propícias para a formação de nuvens carregadas. Além disso, a atuação de sistemas meteorológicos contribui para o aumento da precipitação em áreas específicas.

 

Alerta para temporais em muitos estados brasileiros nos próximos dias (Foto: Getty Image)

 

Estados em alerta: precaução diante da previsão

 

Estados como Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Maranhão, Bahia e Piauí, além de todos os estados do da Região Sudeste estão em alerta para temporais. No último domingo, municípios como Sorriso, no Mato Grosso, registraram acumulados significativos, com 92.2mm de chuva em apenas 24 horas, evidenciando a força dos temporais de verão.  Volumes de chuva muito maiores foram observados no Piauí, onde o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 173,8 mm em São João do Piauí, 98 mm em Cametá, no Pará, 87 mm em Barra do Corda,  no Maranhão. Também merece destaque os 90,5 mm que caíram sobre Fortaleza, que deixaram a capital do Ceará alagada.

 

 

Temporais de verão, um fenômeno típico do Clima brasileiro

 

A ocorrência dos temporais nesta época do ano é uma característica marcante do clima brasileiro. Com a chegada do verão, as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste experimentam um aumento significativo na incidência de chuvas, devido à combinação de calor e muita umidade no ar. As nuvens de temporais, conhecidas como cumulonimbus, formam-se facilmente, podendo causar chuvas intensas e rápidas, com potencial para alagamentos e enchentes.

 

 

Previsão para os próximos dias

 

 

Quarta-feira: 21/02

 

Embora o sol possa aparecer nos estados do Centro-Oeste, o alerta para temporais permanece sobre o norte do Mato Grosso, norte de Goiás e Distrito Federal. A situação se mantém crítica no Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí, e em praticamente todo o Sudeste com muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol, e o risco de temporais. 

 

Quinta-feira: 22/02

 

O cenário meteorológico não apresenta mudanças significativas. Nas áreas do norte de Goiás, nordeste do Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí, além do Espírito Santo e do centro, norte e leste de Minas Gerais prevê-se muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. 

 

Sexta-feira: 23/02

 

Embora a chuva deva perder intensidade, o risco de temporais ainda é alto em diversas regiões, especialmente no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, centro-oeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins e leste do Pará devido à alta umidade dos últimos dias. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias