Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia de muita chuva em grande parte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Oferecido por

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e as grandes nuvens que provocam os temporais típicos de verão estão se formando sobre praticamente todo o país.

 

Houve um grande aumento da chuva sobre o Nordeste e sobre o Sudeste por causa da circulação ciclônica de ventos (sentido horário) em vários níveis da atmosfera.  A circulação ciclônica concentra umidade e calor e estimula a formação das nuvens carregadas.

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva na costa norte do Nordeste.

 

 

Dia de muita chuva em grande parte do Brasil (Foto: Getty Images)

 

Tempestade tropical Akará é rebaixada para depressão tropical

 

A tempestade tropical Akará ainda podia ser observada em alto-mar na tarde desta terça-feira, 20/2, na costa do Rio Grande do Sul, sem ter influência direta sobre o interior do Brasil. Este sistema  enfraqueceu durante e noite e na análise técnica da Marinha do Brasil, Akará já era considerada uma depressão tropical. A previsão é de que na manhã desta quarta-feira, Akará enfraqueça ainda mais e seja reclassificado como uma depressão subtropical. 

 

Previsão do tempo para o Brasil para 21/02/2024 - quarta-feira

 


Região Sul

 

O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos ciclônica em níveis médios e elevados da atmosfera geram  nuvens carregadas sobre parte da Região.


O sol vai predominar sobre o Rio Grande do Sul e só tem previsão de chuva passageira para o litoral norte gaúcho.

 

O litoral de Santa Catarina tem dia de sol e algumas pancadas de chuva, mas que não vão causar transtornos.

 

Nas demais áreas de Santa Catarina e no Paraná, o sol vai aparecer o dia todo e as pancadas de chuva com raios estão previstas para a tarde e noite, e podem ser moderadas a  fortes. Há risco de chuva forte na Grande Curitiba

 


Região Sudeste

 

O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Sudeste geram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região, com potencial para provocar muita chuva.

 

O tempo fica muito instável no Sudeste nesta quarta-feira, com risco de chuva forte em todos os estados, incluindo as capitais.  

 

Mesmo com a previsão de muita chuva, a maioria das áreas do Sudeste terá alguns períodos com sol, mas sempre junto de muitas nuvens. Mas pancadas de chuva, com raios e trovoadas, poderão ocorrer a qualquer a hora do dia, podendo causar transtornos já pela manhã. 

 

No Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais, o tempo deve ficar chuvoso quase o dia todo.


Atenção para o mar agitado.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar quente e úmido que está predominando sobre o Brasil mantém as condições para a formação de nuvens carregadas sobre todo o Centro-Oeste.

 

Apenas o sul/sudoeste de Mato Grosso do Sul, região pantaneira na fronteira com Paraguai, deve ficar sem chuva. Em Campo Grande e nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, o sol na maior parte do dia e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 

 

Dia de muita chuva e céu nublado no Distrito Federal e na Chapada dos Veadeiros e no norte de Goiás.

 

Nas demais áreas de Goiás e em Mato Grosso, a quarta-feira será com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a  qualquer hora. Há risco de temporal.

 

 

Região Nordeste

 

O ar quente e úmido e a circulação ciclônica de ventos que predominam sobre o Nordeste geram nuvens carregadas sobre todos os estados do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a condições de instabilidade na costa norte da Região.

 

Quarta-feira é com alerta para muita chuva sobre todo o Nordeste. A chuva forte e volumosa pode causar transtornos especialmente na Bahia, no Piauí, Ceará e Maranhão.

 

Todas as capitais do Nordeste estão sujeitas a chuva forte nesta quarta-feira..

 

Muitas áreas do Nordeste vão passar várias horas com o céu quase todo nublado. Alguns períodos com sol, mas entre muitas nuvens, devem ocorrer preferencialmente no leste da Região, entre o Rio Grande do Norte e Sergipe.

 


Região Norte

 

Um ar seco se instalou sobre o norte da Região Norte reduzindo a nebulosidade sobre o interior do Amapá, no centro, oeste do Pará, no centro, leste, norte e noroeste do Amazonas e em Roraima. Nestas áreas, o sol predomina, menos nuvens se formam e não chove. O calor fica acima do normal.

 

O restante da Região Norte está dentro de uma grande massa de ar quente e úmido e continua com muitas nuvens e condições para pancadas de chuva frequentes.

 

Alerta para muita chuva sobre o Tocantins, sul e leste do Pará, Rondônia e centro-leste do Acre.

 

 

Alertas meteorológicos para 21/02/2024 - quarta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Porto Velho e Rio Branco.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania acima de 91 km/h na serra, no norte e noroeste do interior do Rio de Janeiro, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, no centro, leste e norte de Minas Gerais (inclui Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha), Espírito Santo Distrito Federal, no norte de Goiás, Tocantins (exceto norte do estado), oeste e sertão da Bahia, Vale do São Francisco, sertão de Pernambuco e da Paraíba, Piauí, no sul, centro-leste e nordeste do Maranhão, oeste e sul do Ceará.

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte de SP, Vale do Paraíba, Mantiqueira, região de Sorocaba, Campinas, São Carlos, todas as em SP, Sul de Minas Gerais, Serra da Canastra e Triângulo Mineiro, centro-sul e litoral do Rio de Janeiro (inclui Grande Rio), leste e sul da Bahia (inclui Salvador), centro, leste e norte do Ceará, interior do Rio Grande do Norte, litoral e oeste do Maranhão, norte do Tocantins sul e leste do Pará, centro-leste do Acre, Rondônia (exceto norte do estado), Mato Grosso (exceto sul e oeste do estado), Goiânia, centro-leste e centro-oeste de Goiás 

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no Vale do Itajaí, planalto norte e litoral norte de Santa Catarina, Paraná (exceto fronteira com o Paraguai), centro, oeste, norte e sul de São Paulo, leste, nordeste e norte de Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso, sul de Goiás, norte de Rondônia, extremo sul do Amazonas, centro e oeste do Acre, Sergipe, Alagoas, Agreste, zona da mata e litoral de Pernambuco e da Paraíba, litoral leste do Rio Grande do Norte, centro-sul, centro-leste e litoral do Pará

 

A Marinha do Brasil alerta para o mar agitado em todo o litoral desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, por causa dos fortes ventos em alto-mar provocados pela tempestade tropical Akará.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias