Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fevereiro termina com temporais em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

 

Os últimos dias de fevereiro ainda seguem abafados na cidade de São Paulo, mas, a partir desta quarta-feira (28), a atuação de uma baixa pressão na costa da Região Sudeste, vai ser responsável por transportar mais umidade para as cidades do litoral de São Paulo e a região metropolitana. 

 

Antes da chuva, teremos muito sol e calor de 31 °C na capital paulista. Até mesmo no litoral, as temperaturas voltam a subir com máxima que em Santos, pode chegar aos 35 °C! A nebulosidade volta aumentar à tarde e as áreas do sul e leste de São Paulo ficam em ALERTA para temporais

 

Durante a chuva forte o risco de rajadas de ventos aumenta, podendo variar entre 71 até 90 km/h de forma pontual em algumas localidades. O risco de transtornos como alagamentos, enchentes e queda de árvores/galhos, com possíveis impactos no fornecimento/distribuição de energia elétrica, é alto no decorrer da tarde desta quarta. 

 

Na quinta-feira (29), a condição de temporal se mantém para o litoral de São Paulo e toda a RMSP; mas, as pancadas ainda intercalam algumas aberturas de sol ao longo do dia, com a previsão de chuva mais forte concentrada à tarde.

 

GettyImages-1482048416

Foto: Getty Images

 

O mês de fevereiro vai terminar com mais umidade nas regiões do centro-sul e leste do estado de São Paulo, mas, com pancadas pontualmente fortes em muitas regiões do interior a partir da quinta-feira, 29. Mesmo com a condição de chuva, seguimos com máximas que no centro-norte do estado ainda passam facilmente dos 30 °C. Na capital, a semana termina com uma ligeira diminuição do calorão, mas com termômetros ainda alcançando os 29 °C na quinta, 28 °C na sexta-feira, 1 de março e 27 °C no sábado, dia 2. 

 

O que esperar de março?

 

Teremos um começo do mês de março com pancadas mais regulares no estado de SP - com redução do volume de chuva no final do mês. As condições serão bem típicas de verão ainda; grande parte do mês será com predomínio de ar quente e úmido, mantendo as condições para a formação das nuvens carregadas que provocam típicas pancadas de chuva de calor, à tarde e à noite, que podem ser fortes em pequenas áreas.

 

Mas a irregularidade espacial da chuva vai marcar o mês! Isto quer dizer que não se deve esperar por chuva generalizada. Assim, muitas áreas do estado, apesar de alguns temporais, devem fechar o mês com volumes de precipitação próximo da média, mas com viés levemente negativo em março. É importante lembrar que as médias de chuva para março já são muito menores do que de janeiro, por exemplo.

 

Na capital paulista, a média histórica prevista para o mês, segundo a estação do Mirante de Santana (INMET) é de 229.1mm 


São esperadas de 3 a 4 frentes frias ao longo do mês, mas, quase todas oceânicas. Isto significa que o ar frio de origem polar que vem naturalmente com as frentes frias não vão conseguir avançar pelo interior do estado para provocar queda de temperatura relevante. Março será um mês predominantemente abafado para os paulistas! Teremos uma cara de outono, realmente, mais para o final do mês.

 

Lembrando que o equinócio de outono acontece no dia 20 de março, às 00h06, pelo horário de Brasília.

 

No final do mês a entrada de massas de ar frio podem trazer aquela característica de noites mais frescas, com sensação de frio, mas, em geral, manhãs e tardes vão seguir com temperaturas mais elevadas.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias