Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Domingo com frente fria e ciclone no sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Matéria de Guilherme Borges - Meteorologista Climatempo.

 

No próximo domingo, uma nova frente fria está prevista para atingir o sul do Brasil, trazendo consigo um ciclone extratropical. Esse fenômeno meteorológico promete mudar o tempo já nas regiões gaúchas no domingo e, ao longo da segunda-feira, levará mais instabilidades para os estados de Santa Catarina e Paraná. Importante destacar que o ciclone não passa sobre qualquer estado brasileiro.

Fonte: GettyImages

Fonte: GettyImages

Calor intenso pré-passagem da frente fria

 

Como característico dessas frentes frias, o calor prévio à passagem do sistema deve ser elevado no sábado. Em Porto Alegre, a capital, a máxima deve atingir 32ºC. Em Florianópolis, o dia mais quente será no domingo, com máxima de 31ºC, enquanto em Curitiba, a máxima será no domingo, chegando a 30ºC. Além do calor típico do verão, as temperaturas se elevam devido ao deslocamento do sistema.

 

Cenário propício para temporais

 

A frente fria, como o próprio nome sugere, é uma massa de ar frio que chega ao sul em meio a dias muito quentes, gerando preocupações. O confronto entre essa massa de ar frio e outra quente pode ser perigoso, causando instabilidade atmosférica. Isso faz com que o ar quente, mais leve, suba rapidamente sobre o ar frio, formando nuvens de tempestade, especialmente as famosas cumulonimbus. Esse processo pode resultar em tempestades fortes, com chuvas pesadas, granizo e ventos intensos.

 

Ventos persistentes e intensos no litoral

 

As rajadas persistentes de vento associadas aos ciclones extratropicais decorrem da diferença de temperatura e pressão entre massas de ar quente e frio. Esses ciclones, frequentemente de grande escala, podem cobrir vastas áreas geográficas, resultando em rajadas contínuas e duradouras de vento sobre as regiões afetadas. A atenção deve ser redobrada para o litoral dos três estados da região, onde os ventos serão mais intensos e persistentes. Destaque para ondas com altura significativa no mar dos três estados e ventos fortes também em alto mar. 

 

Previsão para os próximos dias

 

Rio Grande do Sul

 

Sábado (02) o sol predominará ao longo do dia na maioria das regiões, com temperaturas elevadas. Não há previsão de chuva para vales, faixa norte da região sul, região metropolitana, serrana, norte e missões. Contudo, na faixa oeste, campanha e sul do extremo sul, a chuva poderá chegar a partir da noite devido à chegada da frente fria.


Domingo (03) o dia será quente e chuvoso em todo o estado. A frente fria avançará, trazendo muita nebulosidade e chuvas, especialmente na faixa sul e sudoeste. Ao longo do dia, são previstas pancadas de chuva em vales, região metropolitana, serrana, norte, missões e centro-oeste. Alerta para temporais nessas regiões. As temperaturas começarão a reduzir com o aumento da chuva.


Segunda-feira (04) o tempo permanecerá instável em boa parte do estado. Nas regiões de vales, metropolitana, serrana, norte e missões, a condição será de muita nebulosidade e chuva, com poucas aberturas de sol. Alerta para temporais na faixa norte e serrana do estado. Na faixa oeste, o sol predominará na maior parte do dia, com previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. No sul do estado, o sol estará presente e não há previsão de chuva.


Santa Catarina

 

Sábado(02) dia de muito calor e sol em todo o estado. O sol predominará em toda a faixa centro e oeste, sem previsão de chuva. Para a faixa leste, a condição é de pancadas isoladas de chuva.


Domingo(03) instabilidades avançam pelo estado. O sol aparecerá ao longo do dia, mas são previstas pancadas de chuva entre a tarde e a noite em todo o estado. Alerta para temporais na faixa oeste e central. O dia será de muito calor em todo o estado.


Segunda-feira(04) a frente fria avançará sobre o estado, aumentando as instabilidades. A condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol em todo o estado. Alerta para temporais ao longo de todo o dia. As temperaturas ficarão reduzidas com o aumento da chuva.


Paraná

 

Sábado (02) dia de sol em todo o estado, com previsão de pancadas isoladas na faixa oeste e no litoral.


Domingo (03) o calor e a instabilidade marcarão o dia. São previstas pancadas de chuva entre a tarde e a noite devido ao calor pré-frontal e à alta umidade, especialmente na faixa central, sul e noroeste do estado. Não há previsão de chuva na faixa extremo norte, divisa com o estado de São Paulo.


Segunda-feira(04) a frente fria avançará no estado. O sol continuará aparecendo em todo o estado, mas são previstas pancadas de chuva ao longo do dia. A atenção deve ser para essas pancadas de chuva, que virão acompanhadas por raios. Alerta para temporais na faixa central e leste, incluindo a capital Curitiba.

 

Quer saber as condições das culturas no campo e ficar por dentro da tendência do Clima para sua região agrícola? Acompanhe nossas notícias no canal Agroclima da Climatempo. No site Agroclima você também pode conferir todos os conteúdos do podcast Agrotalk.Clique Aqui

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias