Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais uma tempestade em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A tempestade que caiu em São Paulo no fim da tarde e começo da noite desta terça-feira foi provocada por nuvens bastante carregadas que se formaram devido ao calor, muita umidade no ar, e a chegada de uma frente fria. Esta frente fria ajudou a aumentar a umidade para formar as nuvens de temporal.

 

 

Chegada de frente fria provocou temporal em São Paulo no fim da tarde de 5/3/24

(Foto: São Paulo /SP, por Carine Gama)


Alagamentos


Até às 19h30, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura da capital paulista  contabilizava 16 pontos com alagamento,  sendo 11 ativos e 8 intransitáveis. 


A zona norte da capital, foi uma das que teve chuva mais intensa.  O Córrego Paciência estava na iminência de transbordamento pouco antes das 19 horas.  O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 51,2 mm de chuva no Mirante de Santana, que fica na zona norte da capital,  em duas horas,  entre 16 e 18 horas.  Essa quantidade de chuva é muito elevada para um período de tempo tão curto e tem grande potencial para provocar alagamentos. 

Com a continuidade da chuva, o Mirante de Santana acumulou 64,3 mm em 3 horas, entre 16h e 19h, 28% da média de chuva normal para março é de 229 mm


Na zona norte, região do Jaçanã/Tremembé, o córrego Paciência ficou na iminência de transbordamento às 18h45, de acordo com informações do CGE


Volumes de chuva na cidade de São Paulo


Mirante de Santana/zona norte: 64,2 mm em 3h

Luz/região central: 53,5 mm em 3h

Vila Maria/zona norte: 48,9 mm em 3h

Moóca/zona leste: 22,5 mm em 3h


Volumes de chuva na Grande SP

Caieiras: 67,4 mm em 3h

Guarulhos: 48,0 mm em 3h

 

 

Previsão para noite desta terça


Áreas de chuva ainda devem continuar espalhadas sobre a Grande São Paulo provocando chuva por mais 2 horas, mas tende a diminuir depois. Ainda pode voltar a chover forte no fim da noite desta terça e na madrugada desta quarta-feira por causa de novas áreas de chuva que podem avançar do interior paulista para a Grande São Paulo.

 

Previsão para quarta-feira

 

Nesta quarta-feira, o litoral paulista fica em alerta para chuva forte e volumosa, que poderá causar transtornos. Há risco de temporais no Vale do Paraíba, na Mantiqueira e nas áreas paulistas próximas da divisa com o Sul de Minas.

 

Na Grande São Paulo e nas demais regiões pelo interior, pode chover com moderada a forte a intensidade nesta quarta-feira.

 

Na cidade de São Paulo, a temperatura máxima prevista para quarta-feira é de 26°C. Nesta terça chegou aos 30°C.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias